Com a crise econômica sendo sentida de forma mais severa, os responsáveis pelo GP da Europa no circuito portuário de Valência procuram formas de tornar o seu evento mais rentável e a hipótese que surge agora é de alternar o GP da Espanha entre os traçados de Valência e Barcelona.
José Císcar, vice-presidente e porta-voz do governo de Valência, admitiu numa coletiva de imprensa (citada no site espanhol do jornal ‘Marca’) que está aberto a “qualquer solução”, sendo que uma das que agora é discutida é a possibilidade de alternar a realização do GP da Espanha entre os circuitos da Catalunha e de Valência. Císcar destaca, também, que na Catalunha o governo local também está com problemas semelhantes, então não descarta a possibilidade de um acordo para alternar os circuitos, como já acontece com o GP da Alemanha, que alterna todos os anos entre Hockenheim e Nürburgring.
Contudo, esta solução não afetaria o evento de 2012, na medida em que Císcar garante que Valência vai respeitar os acordos já firmados com Bernie Ecclestone para a realização da prova em 24 de junho, mas que o governo local procura conseguir uma reunião com o britânico para poder discutir uma redução dos valores a pagar. Outra solução para reduzir custos seria a não transmissão da prova pelo Canal 9, mas Císcar explica que “existem acordos assinados e que por uma questão de imagem e de prestigio têm que ser sempre cumpridos”.
O responsável valenciano adianta ainda que os grandes eventos ajudaram a criar e a manter mais de 270 mil postos de trabalho, salientando por um lado a importância de contar com um evento como uma corrida de Fórmula 1.
Fonte: F1Mania.net