Na ilha britânica, o piloto local Lewis Hamilton (Mercedes-Mercedes) mostrou talento suficiente para conquistar a sua sexta pole position do ano, marcando o tempo de 1:29.287, enquanto o seu companheiro de equipe, Nico Rosberg só conseguiu cravar 1:29:606, ficando com a segunda posição. Os brasileiros não foram bem na pista de Silverstone. Felipe Massa (Williams-Mercedes) só conseguiu o 15º tempo, não conseguindo sequer passar para a fase final do treino classificatório, e Felipe Nars (Sauber – Ferrari) ficou com o último tempo entre os carros que participaram da classificação, e largará ao lado do seu companheiro de equipe Marcus Ericssson, que sequer entrou na pista por conta de acidente que sofreu nos treinos livres, desta manhã.
A pole position não veio sem uma pitada de emoção. Ele havia conquistado logo no início uma volta que lhe asseguraria no topo do pelotão de largada, porém a tomada do tempo foi anulada por conta do novo regulamento. Hamilton havia passado com as quatro rodas por fora da faixa que delimita o circuito, o que não é mais aceito pelas regras atuais. No último minuto da classificação, ainda sem tempo tomado, ele marcou seu melhor tempo, que passa a ser também o recorde do circuito. Esta foi a 55ª pole de sua carreira.
O brasileiro Felipe Massa mais uma vez assinalou um resultado decepcionante para a torcida brasileira. O 12º tempo é pior quatro posições em relação ao seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, que larga no sétimo posto. Com o resultado, o finlandês bate pela oitava vez Massa nos treinos. Em apenas duas oportunidades Bottas foi superado por Felipe.
A Sauber de Nars continuou a sua curva descendente em Silverstone, pista que chegou a ser apelidada de Silvastone, pelos ingleses, pelos sucessos obtidos por Ayrton Senna na mais tradicional pista da ilha britânica. que disputou. Há duas corridas, em Baku, ele chegava a passar para o Q2, e marcar posições intermediárias no grid. Com a classificação de hoje, a equipe suíça chega ao fundo do poço e ocupa a última fila do pelotão de largada.
Quem também foi prejudicado pelo atual regulamento foi Sebastien Vettel. O piloto alemão perdeu cinco posições no grid porque seu carro sofreu uma troca de caixa de marcha, que quebrou no final dos treinos livres. Ele deveria largar na sexta posição, que obteve na pista, logo atrás de seu companheiro, Kimi Raikkonen. Mas as regras o empurraram para o 11º posto.
GRID DE LARGADA
1) Lewis Hamilton Mercedes – Mercedes
2) Nico Rosberg Mercedes – Mercedes
3) Max Verstappen Red Bull – Renault
4) Daniel Ricciardo Red Bull – Renault
5) Kimi Raikkonen Ferrari -Ferrari
6) Valtteri Bottas – Williams – Mercedes
7) Carlos Sainz Jr. Toro Rosso – Ferrari
8) Nico Hulkenberg Force India – Mercedes
9) Fernando Alonso McLaren – Honda
10) Sérgio Perez Force India – Mercedes
11) Sebastian Vettel Ferrari- Ferrari
12) Felipe Massa Williams – Mercedes
13) Romain Grosjean Haas – Ferrari
14) Esteban Gutierrez Haas – Ferrari
15) Daniil Kvyat Toro Rosso – Ferrari
16) Kevin Magnussen Renault – Renault
17) Jenson Button McLaren – Honda
18) Jolyon Palmer Renault – Renault
19) Rio Haryanto Manor – Mercedes
20) Pascal Wehrlein Manor – Mercedes
21) Felipe Nasr Sauber Ferrari
22) Marcus Ericsson Sauber – Ferrari
Texto: Julio Sonsol/Divulgação
Foto: Mercedes AMG Petronas/Divulgação