Após ter sido campeã da categoria UTV Marathon 850cc no ano passado, Helena Deyama está contando os segundos para a estreia na temporada 2015. O momento tão aguardado acontece no próximo dia 06 de março, com a abertura do calendário Baja na realização do 9º RallyMakers Barretos, prova válida pelos Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Cross Country.
Com toque e charme feminino, Helena promete novamente brigar na categoria UTVs de igual para igual com os homens e fazer bonito mais uma vez nas trilhas. Competindo desta vez com o novo Polaris RZR XP 1000, na Production, categoria mais competitiva e desafiadora. “Esta primeira prova da temporada será uma adaptação para o veículo que farei a estreia, e também porque subi para a categoria Production”, disse a pioneira entre as mulheres nas provas off road.
Portanto a estratégia, segundo Deyama, é de muita concentração na pilotagem, para ‘pegar a mão’ no novo UTV. “Vou enfrentar a evolução para o XP 1000, um carro mais potente e arisco que o RZR 800, ou seja, terei que aprender a domar o veículo até começar a ter resultados”, comenta a japonesa voadora, como é chamada.
Com oito participações no Rally de Barretos, Helena ficou de fora de apenas uma edição (2010), pois ainda estava sem seu veículo, após incidente durante o Rally dos Sertões 2009. “É uma prova que adoro e não perco, só não pude comparecer em 2010. A equipe de organização é muito competente, sempre consegue levantar trechos muito técnicos e inovadores na região, e ainda levar público para nos prestigiar no Super Prime e no Prólogo”, destaca.
Helena recebeu o veículo Polaris RZR XP 1000 original de fábrica e foi preparado pela Equipe Brasil Off Road. O UTV conta com Motor Polaris ProStar 1000 de alta performance com 111 cv de potência e câmbio automático tipo CVT. “Estamos fazendo todas as preparações obrigatórias para um veículo de competição”, relata.
“Desde que comecei a participar de competições, o objetivo é sempre conseguir o melhor resultado e vencer. A cada ano que passa, vou aprendendo um pouco mais, isso é o legal de adquirir experiência, é um processo evolutivo que não acaba nunca. Estou bastante ansiosa para a etapa de Barretos, a expectativa é grande. Este ano pretendo participar de todas as provas do Brasileiro Baja e algumas etapas do Cross Country”, explica.
O 9º Rally Makers Barretos terá dois dias de disputa, os competidores irão percorrer aproximadamente 350 quilômetros entre sábado e domingo.
Fonte: Sig Comunicação