O tsunami no japão voltou a fazer estragos, mas desta vez no Brasil. Nesta terça (18), a montadora japonesa Honda anunciou a demissão de 400 funcionários (12% do efetivo da indústria) de sua fábrica localizada no município paulista de Sumaré. De acordo com a assessoria de imprensa da montadora, o tsunami ocorrido no mês de março, no Japão, atingiu a produção das indústrias de componentes eletrônicos que exportam os equipamentos para montagem dos automóveis no Brasil.
Ainda segundo a Honda, em junho, a empresa vai em 50% sua produção de automóveis, de 600 para 300 unidades por dia. Com isso, a unidade de Sumaré vai passar a trabalhar em dois turnos, provocando uma ociosidade de aproximadamente mil e duzentos trabalhadores.
Apesar da Honda informar que a decisão foi tomada após negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, os representantes dos trabalhadores contestaram a informação e anunciaram que vão recorrer ao Ministério Público do Trabalho para tentar rever as demissões.
Foto: Divulgação.







