Um carro moderno, com um motor 1.4 que não faz feio a muito 1.6. É este o retrato do Peugeot 207 2012. Lançado aqui no Brasil em 2001, a montadora decidiu dar uma repaginada no modelo 206 do que importar o 207 europeu, mas quem pensa que a decisão possa ter implicado em prejuízo para o cliente brasileiro está enganado.
Para quem procura um carro na faixa de preço entre o modelo da Peugeot e seus concorrentes tem argumentos de sobra na hora de decidir a compra em favor do 207. O painel com fundo branco e luzes laranja (velocímetro, conta-giros, marcador de combustível e da temperatura do motor) compõem um conjunto harmônico de instrumentos que é completado com um painel digital no centro, este com informações úteis como o aviso de portas abertas e, para os mais esquecidos de luzes ligadas.
O 207 traz ainda regulagem de altura do volante, que completada com a regulagem de altura do banco, oferece ao motorista um boa posição de dirigir. Os bancos dianteiros conseguem dar ao motorista agradável sensação de segurança, já que acabam envolvendo o corpo de quem conduz o carro, dando-lhe conforto, sobretudo em longas viagens e nas curvas.
Os instrumentos e comandos-satélite estão bem dispostos, com o comando dos vidros no console, ao lado do freio de mão e da alavanca de câmbio, o que deixa as portas com menos ruídos.
Por falar em barulho, as modificações no revestimento acústico do modelo diminuíram o ruído interno, mas ainda pode ser melhorado, sobretudo quando o carro é submetido a pisos mais instáveis quando se exige do motor, mas nada que comprometa. A crítica maior fica por conta da tampa interna do porta-malas, que vibra facilmente. Mais borracha em sua base resolveria o ruído.
Aparentemente pequeno, os retrovisores externos surpreendem. Com um ângulo convexo, os retrovisores se mostram eficientes e facilitam a vida do motorista no trânsito urbano. E por falar em uso urbano, é nele que o Peugeot 207 se mostra uma boa opção para quem tem de disputar uma vaga de estacionamento. Com sua dimensão (3
O grande pecado do carro é seu espaço no banco traseiro. Um motorista com pernas mais longas vai causar desconforto para quem andar atrás dele. O porta-malas de 245 é pequeno, mas a facilidade de baixar o banco traseiro pode resolver o problema na hora de carregar um volume maior.
O motor 1.4 flex de 82 cv com acelerador eletrônico é ideal para o uso urbano e, na estrada, não deixa o motorista na mão na hora das ultrapassagens e retomadas. Em nosso teste, simulamos algumas situações em que a resposta do valente 1.4, mostrou se comportar como um verdadeiro 1.6, o deixa as viagens à bordo do Peugeot 207 mais seguras e pode ser fator decisivo na escolha entre um modelo 1.0 (Gol, Clio, Celta, Palio, e Ka).
O câmbio, que foi reformulado, em relação ao modelo 206, agora usa cabos de aço no lugar das varetas, o que diminuiu as vibrações do conjunto e possibilitou engates mais precisos e macios.
Os freios do 207 mostraram-se eficientes e, em uma situação extrema, que no caso fomos forçados a registrar durante o teste, conseguiu parar o carro sem maiores sustos. Na ocasião trafegávamos pela BR 116, a 90 km/h quando um carro atravessou a via do meio sem nenhuma sinalização, reduzindo a marcha em seguida. Com pé no freio, o carro respondeu rápido sem alterar a trajetória.
Dirigir o Peugeot 207 é tarefa fácil. A direção hidráulica torna o volante leve e preciso. A suspensão bem calibrada atua bem e absorve bem os impactos da buraqueira.
Outro fato que agrada o consumidor é o desenho moderno. Os faróis e a grade frontal deixam o Peugeot 207 com um ar mais esportivo, mesmo nas versões mais básicas, o que agrada o público jovem masculino. Por falar em gênero, o 207 também agrada as mulheres por suas formas mais modernas. O conjunto ótico traseiro e dianteiro foi outro ponto que mereceu atenção da montadora. A adoção do “farol bolha” remete a um maior modernidade e gera o que a publicidade remete como novidade para dar mais atributos a um modelo já conhecido e aprovado pelo seu público.
Na soma geral o Peugeot 207 é uma boa opção de compra para quem quer ter um carro na faixa R$ 35.000.
Em Fortaleza o 207 XR Flex 1.4 (três portas) pode ser encontrado por R$ 31.727. Na concessionária Montserrat o modelo é oferecido a esse valor ou com 50% de entrada e taxa de juros de 0,99% em até 24 meses.
Agradecimentos: Montserrat Concessionária Peugeot – Av. Rogaciano Leite, 431, Luciano Cavalcante – Cep 60.180-475 – Fortaleza –CE. Fone 3459 6679/3459 6650 –www.montserratveiculos.com.br.
Fotos e Texto: Robério Lessa.