Se as expectativas do piloto paulista João Gonçalves se concretizarem, o grid de largada para a décima e última rodada do Itaipava GT Brasil – que está sendo disputada neste final de semana em São Paulo – terá uma Ginetta G50 nas primeiras posições da categoria GT4. Já a corrida será um páreo bem mais duro para o modelo inglês, que levou o campeão mundial de kart às suas duas primeiras pole positions e a seus dois primeiros pódios na temporada.
João encerrou os treinos desta quinta e sexta-feira novamente entre os mais rápidos da categoria, apesar de ter completado poucas voltas pelo autódromo de Interlagos em razão de problemas mecânicos. Ao final dos ensaios desta sexta, o piloto reconheceu o bom trabalho da equipe na rápida preparação de sua Ginetta – que o permitiu fechar o dia com o terceiro melhor tempo na divisão GT4 -, e analisou as chances do carro para as sessões de classificação deste sábado.
“Os primeiros treinos foram um pouco complicados para nossa equipe, e por isso eu não sabia muito bem o que esperar do carro nesta última sessão. Fui para a pista para apenas três voltas, e conseguimos um tempo competitivo. Isso deixa toda a equipe animada para este sábado. Os problemas que tivemos com o carro, acredito, já foram solucionados, e a partir de amanhã será acelerar para valer”, comentou o piloto.
A expectativa de João Gonçalves para a corrida, apesar de otimista, esbarra em uma deficiência reconhecida dos modelos Ginetta G50 em relação aos demais carros de ponta da divisão GT4: a potência do motor. Sem o uso da chicane na Curva do Café, a reta principal do autódromo de Interlagos passa a ser um desafio quase que intransponível para os modelos ingleses.
“No miolo somos, talvez, os carros mais rápidos. Mas nas retas a diferença fica muito grande. Com isso, apesar de termos tempos de volta competitivos, em situação de corrida fica difícil manter uma posição, e ainda mais complicado ultrapassar. Por isso vamos pensando no pódio, mas em condições normais reconheço que será difícil esperar a vitória”, encerrou o paulista.
A décima e última etapa do Itaipava GT Brasil 2011 terá, neste sábado, entre 10h40 e 12h20, as sessões de classificação para as corridas do final de semana. A primeira delas marcada para o próprio sábado, a partir das 16h30; e o encerramento do campeonato marcado para o domingo às 12h30. Confira como ficaram os melhores tempos desta sexta-feira na categoria GT4:
1) S.Laganá/A.Hellmeister (Aston Martin, SP/SP), 1:43.104
2) V.Rossete/F.Greco (Maserati, SP), 1:43.363
3) J.Gonçalves/C.Coelho (Ginetta, SP/SP), 1:43.680
4) O.Federico/R.Navarro (Maserati, SP/SP), 1:44.059
5) M.Melo/W.Freire (Ginetta, SP/SP), 1:44.448
6) V.Pinheiro/L.Burti (Ginetta, SP/SP), 1:44.452
7) C.Federico/C.Lara (Aston Martin, SP/SP), 1:44.792
8) Otavio Mesquita (Ferrari Challenge, SP), 1:44.956
9) M.Sant’Anna/C.De Rey (Ferrari Challenge, SP), 1:45.185
10) C.Burza/T.Riberi (Ginetta, SP/SP), 1:47.686
11) De Luca/L.Braghin (Maserati, SP/SP), 1:53.970
12) D.Mendes/V.Patrocinio (Maserati, SP/SP), 1:59.765
Foto: Luca Bassani