O piloto João Vieira desembarcou, na tarde desta segunda (08), na cidade de Vitória, no Espírito Santo, onde permanece até o próximo fim de semana. No Kartódromo Internacional de Serra, na região metropolitana capixaba, o jovem de 15 anos disputa a primeira fase do 48º Campeonato Brasileiro de Kart (a segunda fase acontece de 22 a 27 de julho no kartódromo Internacional Júlio Ventura, na cidade do Eusébio – CE).
Diferente de 99% de seus concorrentes, Vieira se preparou bastante e vai competir em duas categorias distintas. Ele disputa as provas pela categoria Sudam e pela categoria Shifter – que utiliza karts com marcha. Para cumprir este cronograma, o piloto enfrenta uma verdadeira maratona que vai exigir, além de equipamentos muito competitivos, um extremo preparo físico.
Entre hoje e amanhã ele participa de quatro sessões de treinos por dia, cada uma com duração de 25 minutos. Na quinta (11), vão ser realizados um rápido treino de aquecimento e, em seguida, duas tomadas de tempo. Na sexta (12) e no sábado (13), então, acontecem quatro corridas por dia sendo que, cada prova, tem duração de 25 voltas.
Para enfrentar um cronograma tão extenso, além de tudo nas duas categorias mais velozes da competição, Vieira se preparou desde o começo do ano. Com participações no Campeonato Paulista, Super Kart Brasil, Copa SP Light, GP Nacional e Copa Granja Viana, ele foi um dos pilotos que mais participou de mais competições no primeiro semestre. Com esta grande quantidade de provas e, principalmente, com o apoio irrestrito do pai e chefe de equipe, Antônio Vieira, o piloto se sente muito confortável para buscar as vitórias.
“No fim do ano passado, eu ganhei a Seletiva Petrobrás e a Copa das Federações. Com os prêmios comprei um kart shifter e comecei a treinar e a disputar algumas provas esporádicas também nesta categoria. Tenho adquirido confiança e vou lutar bastante para buscar os títulos nas duas categorias. Será um Campeonato longo e muito difícil, mas, tenho certeza que, com o apoio da Kart Mini e a dedicação do meu pai, poderemos chegar aos títulos”, finalizou o piloto.
Texto: Quick/Divulgação
Foto: Flávio Quick/Quick/Divulgação