Rápido em todos os treinos e autor da pole position na categoria Júnior Menor, o paranaense José Muggiati Neto foi o vencedor da 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, disputada no último sábado (18) em Foz do Iguaçu (PR). O resultado lhe colocou com ótimas chances de conquistar o tricampeonato na competição na última etapa, marcada para ser disputada no Velopark (RS) entre os dias 17 e 20 de junho.
Campeão em 2013 e 2014, pela Cadete e Júnior Menor, Muggiati venceu a primeira bateria de ponta a ponta, o que lhe garantiu novamente o direito de largar na pole na prova seguinte. Achando que o Diretor de Prova não permitiria a largada, Zezinho – como é conhecido nos kartódromos – caiu para a última posição no início da segunda bateria.
Muggiati recuperou-se muito bem e, dois a três décimos mais rápido por volta, aproximou-se do ponteiro e na última volta assumiu a ponta, vencendo igualmente a segunda bateria. Entretanto, em uma decisão controversa e não aceita pelo piloto e por sua equipe, José Muggiati Neto foi punido com a perda de uma posição, o que lhe colocou na em 2º lugar na bateria.
Os resultados, mesmo assim, lhe permitiram sair de Foz do Iguaçu como o vencedor da etapa. Com 42 pontos, Muggiati está apenas dois atrás do líder e pode sagrar-se tricampeão sul- brasileiro caso chegue à frente de seu principal adversário nas duas baterias da rodada decisiva.
“Foi uma decisão que acreditamos ter sido injusta, não houve toque algum do Zezinho na ultrapassagem quando ele assumiu a ponta na segunda bateria”, alega Irineu Rosa, da I R Competições, a equipe de Muggiati. “Ficamos perplexos com a decisão, menos mal que ela acabou por não influenciar o resultado final”, completa.
No próximo final de semana José Muggiati Neto estará no Kartódromo do Velopark, onde disputará a Velopark Cup, prova preparatória para a final do Sul-Brasileiro e também para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em julho no mesmo local.
Texto: Erno Drehmer
Foto: Divulgação