O mês de julho é o mais aguardado de todos para os pilotos que vão participar das duas fases do Campeonato Brasileiro de Kart.
A primeira fase teve início nesta segunda (08) no Kartódromo Internacional de Serra, região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo a primeira fase da competição. A segunda fase da competição acontece de 22 a 27 de julho, no Kartódromo Internacional Júlio Ventura, localizado na cidade do Eusébio, no Ceará.
Neste sábado (07) a pista foi reaberta para os primeiros testes visando à competição. Kartistas de Brasília, Pernambuco, Bahia, Maranhão e do Ceará participaram dos testes e puderam conferir a qualidade do novo asfalto providenciado para a competição.
Ao todo 42 pilotos de várias categorias colocaram seus karts na pista para as primeiras voltas. Mesmo sem estar devidamente emborrachada, a pavimentação agradou muitos pilotos como é o caso de Lutianne Soares, que vai disputar a competição na categoria Sênior “A” andou mais de 50 voltas durante a tarde e ficou satisfeito com o resultado da sessão.
“Ainda é cedo para avaliar qualquer desempenho, pois a pista estava sem borracha, e, pela manhã havia chovido, mas é bom ver como a pista está um verdadeiro “tapete” vamos experimentar vários acertos, mas a pista ainda vai mudar muito, principalmente quando mais de 150 karts estiverem andando, hoje tinha mais de 40 e ainda não deu para deixar a pista com mais grip”, salientou Lutianne
Quem também participou das sessões de testes no sábado foi Leonardo Soares, irmão de Lutianne, Leo, como também é conhecido é piloto oficial da Mini, e vai disputar a competição também na categoria Sênior “A” ressaltou a participação de pilotos de vários estados para os treinos no kartódromo cearense.
“Hoje é o primeiro dia em que a pista foi aberta e você veja a quantidade de pessoas que têm aqui. É importante a presença de pilotos da Bahia, Brasília, Pernambuco, Maranhão, e de outros estados, isso mostra que a segunda fase terá um bom número de participantes. Quanto à pista eu sou suspeito para falar, pois não via a hora dela ser reaberta, eu gosto deste traçado e agora está perfeita com esse asfalto novo”, disse Leo Soares.
Os treinos livres acontecem até esta quinta (11), já que, a partir da sexta (12) será fechada para treinos a fim de receber a parte final da manutenção em vistas ao Brasileiro de Kart. Assim, será feita a pintura das zebras (novas e antigas); revisão substituição, montagem e pintura das barreiras de pneus; instalação de sensores; e outros reparos.
Assim, a pista só voltará a ser aberta no dia 22 de julho, já sob a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), através da Comissão Nacional de Kart da CBA (CNK).
Texto e Fotos: Robério Lessa