Houve pouca ação durante os treinos livres de hoje em Mônaco, com a segunda sessão de treinos livres tendo sido bem prejudicada devido à chuva forte. Como não há previsão de chuva para o restante do fim de semana, as equipes decidiram que havia pouca informação interessante a ser coletada com a pista molhada e escorregadia, principalmente considerando o notório traçado apertado, cheio de barreiras, de Mônaco.
Depois de uma forte tempestade durante à noite, a pista estava úmida no início do primeiro Treino Livre, na parte da manhã. Assim, todas as primeiras voltas foram realizadas com o pneu intermédio Cinturato Verde. Assim que a pista secou, todas as equipes mudaram seus pneus para os P Zero Amarelo macios, que foram os escolhidos junto com o novo P Zero Vermelho supermacio para este fim de semana. Este pneu possui construção e composto novos. Porém, apenas Pastor Maldonado, da Lotus, conseguiu experimentá-lo nesta tarde – e ainda em uma volta com a pista muito molhada, o que acabou sendo inconclusivo. Se a pista estiver seca, os outros pilotos deverão experimentá-lo, pela primeira vez, durante o terceiro Treino Livre no sábado – que tem tudo para ser uma sessão crucial.
Com 10 minutos para o fim da sessão e com parte da pista seca e outra úmida, Fernando Alonso, da McLaren, aventurou-se novamente a colocar os pneus intermediários. O objetivo do asturiano era avaliar os níveis de aderência em trechos diferentes, a fim de calcular o ponto de cruzamento: o momento em que passa a ser uma boa ideia trocar o tipo de pneu. Alonso foi acompanhado por vários concorrentes no final da sessão, todos testando com pneus intermediários. O pneu de chuva também foi testado hoje, o que significa que, em algum momento, todos os quatro pneus trazidos para Mônaco foram usados.
Existem alguns aspectos diferentes no histórico circuito de Mônaco deste ano. O mais notável deles é o fato de que 80% da pista foi recapeada e ganhou asfalto novo. E mais: algumas barreiras mudaram um pouco e a temperatura ambiente manteve-se abaixo de 15ºC durante todo o dia: fatores que influenciaram as condições de pilotagem.
O piloto da Mercedes Lewis Hamilton foi o mais rápido nas duas sessões de hoje. Usando pneus macios em ambas, o inglês estabeleceu o seu melhor tempo no final do primeiro Treino Livre, com a marca de 1min17s192. Curiosamente, este tempo foi mais rápido do que o marcado, em 2014, por Fernando Alonso, pela Ferrari, usando pneus supermacios no segundo Treino Livre. Na ocasião, o asturiano cravou 1min18s482.
Excepcionalmente para um fim de semana de Grande Prêmio, amanhã não haverá ações no circuito de Mônaco – apenas os carros da GP2 irão para a pista. Além das sessões oficiais da GP2, o ex-piloto Martin Brundle irá demonstrar um carro da GP2 equipado com pneus de desenvolvimento de protótipo, em um tamanho maior do que os usados atualmente.