Durou apenas algumas horas a alegria de Lucas di Grassi e da Audi Sport ABT pela vitória no e-Prix de Berlim, oitava etapa da Fórmula E, disputada neste sábado (23). Após a vistoria técnica, os comissários desportivos decidiram desclassificar o carro vencedor por uma irregularidade no reforço do lado interno do endplate da asa dianteira.
A peça havia sido modificada para incluir parafusos de reforço, o que foi feito após um conserto, que foi feito em uma asa que havia sido danificada durante o transporte. A equipe argumentou que estas alterações foram feitas em razão de reparos e que não interferia em desempenho, mas mesmo assim ocorreu a exclusão, baseada no artigo 3.1 do Regulamento Técnico da Fórmula E e a Audi Sport ABT optou por não apelar da decisão.
“Foi um erro bobo. Era uma asa quebrada que a equipe consertou e colocou estes reforços no endplate, por isso algumas peças não estavam em sua forma original especificada pelo regulamento. Isso em nada refletiu na performance do carro. Em todo caso, está no regulamento que não pode haver nenhum tipo de modificação, então a FIA está correta”, concordou Di Grassi.
“Na Fórmula E, os carros e as partes são transportadas em caixas ao redor do planeta durante a temporada. A equipe às vezes não tem o tempo necessário em algumas pistas para trabalhar nos reparos com a mesma precisão que se faz na oficina na sede. É uma situação que afeta todas as equipes e acho que devemos encontrar uma solução mútua no futuro”, disse o chefe de equipe Hans-Jürgen Abt.
Com a exclusão, Jerôme D’Ambrosio, da Dragon Racing, foi declarado o vencedor. Sem os pontos da vitória em Berlim, Lucas permanece com 93 na terceira posição no campeonato, apenas 10 atrás do líder.
O e-Prix de Moscou acontece no dia 6 de junho, mas antes Lucas viaja para a França, onde no próximo domingo participa do dia de testes para as 24 Horas de Le Mans com a Audi Sport
Classificação – Fórmula E (após 8 de 11 etapas):
1. Nelsinho Piquet 103 pontos
2. S. Buemi 101 pontos
3. L. di Grassi 93 pontos
4. N. Prost 78 pontos
5. J. D’Ambrosio 77 pontos
6. S. Bird 68 pontos
7. A. Felix da Costa 45 pontos
8. JE Vergne 40 pontos
9. J. Alguersuari 30 pontos
10. B. Senna 28 pontos
Foto: FIA Fórmula E/Divulação.
Texto: Divulgação.
2007-2015 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização