Dez dias após o primeiro desafio do ano, encarado em duplas no Autódromo de Goiânia, o circo da Stock Car Brasil desembarca neste fim de semana de Páscoa em Ribeirão Preto. A cidade, que é um dos principais polos do interior paulista, já se tornou tradicional no calendário da modalidade com as disputas que a acontecem em seu circuito urbano, montado nas ruas do Distrito Industrial.
A etapa do interior paulista ficou de fora do calendário do ano passado e, com isso, o piloto brasiliense Lucas Foresti (CVC / BRB – Banco de Brasília) ainda não teve a oportunidade de conhecer o traçado. Em sua segunda temporada completa na principal categoria do automobilismo brasileiro o piloto do Chervolet númerto 12 terá muito trabalho pela frente.
Como a pista foi alterada em relação à última etapa disputada por lá, Lucas não teve a possibilidade nem mesmo de se preparar em simuladores. “Nos programas de simuladores não tem o software com os dados deste traçado e, com isso, para mim e outros pilotos que nunca corremos aqui a dificuldade será ainda maior”, comentou o piloto de 22 anos.
Apesar do circuito de ser de rua, que naturalmente já se torna mais difícil e com menos pontos de ultrapassagem, a pista de Ribeirão Preto é bastante rápida. Esta fato, por outro lado, acaba evidenciando a possibilidade de mais batidas e muitas trocas de posição. Na última prova disputada lá, em 2013, fortes batidas marcaram a prova que foi vencida por Thiago Camilo.
A equipe AMG Motorsport tem um setup muito bom para aquele traçado. Com Átila Abreu o time comandado pelo engenheiro Thiago Meneghel já marcou pole-positions e venceu corridas em 2010 e 2011.
“Para me ajudar na adaptação ao traçado eu assisti a vídeos das corridas anteriores, vi câmeras onboard, conversei bastante com meu companheiro de equipe, assim como todo o pessoal do time. Nesta quinta quero fazer um track walk muito bem detalhado, anotando cada ponto e, logicamente, no shakedown de sexta-feira, poderei sentir bem o carro e ver exatamente questões mais técnicas como pontos de freada, marchas e ajustes de barras para deixar tudo encaminhado para os dois treinos de sábado e, logicamente, a tomada de tempos”, finalizou.
A segunda rodada da Stock Car Brasil será neste domingo, dia cinco de abril, com transmissão Ao Vivo pelo Sportv, às 11 horas da manhã. A tomada de tempos será no sábado, com transmissão também Ao Vivo, pelo Sportv, às duas da tarde.
Texto e Foto: Flávio Quick – Quick Comunicação