Começou de forma positiva para o brasileiro Lucas Foresti (Radiex/Corsa) a sua segunda temporada no Campeonato Inglês de F-3. Com 18 anos o piloto faz em 2011 a sua segunda temporada nesta que é uma das mais importantes competições do automobilismo mundial.
A programação deste primeiro final de semana do ano foi toda realizada neste sábado (16) e domingo (17) no tradicional autódromo de Monza, na Itália. A pista, famosa por seu uma das mais velozes do mundo, desafia os pilotos a atingirem seu limite máximo em vários momentos. Os carros da F-3 atingiram a marca dos 270 km/h no trecho mais rápido do traçado.
Depois da realização de um grande trabalho de pré-temporada Lucas, a equipe Fortec Motorsport e seu engenheiro Mick Kouros estavam muito confiantes em bons resultados já nesta primeira etapa e, por isso, fizeram um grande trabalho nesta etapa de Monza.
Desde a sessão de treino livre, em que Lucas ficou com a quinta posição, o piloto da cidade de Brasília esteve sempre entre os cinco mais velozes da pista. Na tomada de tempos, ele e William Buller, seu companheiro de equipe, mostraram o quão acertados estão os carros e registraram a pole-position (Buller) e o terceiro tempo (Lucas) para a primeira e terceira corridas.
Corridas tiveram situações muito diferentes
A primeira prova foi disputada ainda na tarde de sábado. Lucas, após uma boa largada, pulou para a segunda posição atrás apenas de Kevin Magnussen. A prova foi muito conturbada e teve a entrada do “safety-car” em vários momentos para limpar a pista dos muitos acidentes. Muito concentrado Foresti não deixou de atacar seu concorrente em momento algum e, a quatro voltas para o final, conseguiu a ultrapassagem. Na ânsia de recuperar a posição, porém, Magnussen acabou acertando a traseira do carro de Lucas e, com isso, o brasileiro perdeu várias posições. Foresti conseguiu retornar ao traçado e terminou a prova no nono lugar.
Neste domingo foram realizadas as duas corridas que encerraram esta primeira rodada do Campeonato. A prova dois, que tem apenas 20 minutos de duração, teve Lucas partindo da nona posição. Com determinação o piloto partiu para cima de seus concorrentes e, até a metade da prova, fazia bela prova de recuperação, chegando a ocupar o quarto lugar. Numa disputa de posições, porém, Lucas acabou perdendo parte da asa dianteira do seu carro, o que lhe prejudicou bastante no restante da prova. Com a pressão aerodinâmica reduzida em virtude disso Foresti acabou tocando no carro de Manesh Idaafar, mas, conseguiu terminar a corrida no 10º lugar. Contudo, pelo incidente, o piloto acabou sendo penalizado e pelo resultado final ocupou a 17ª posição.
A última e mais emocionante corrida do final de semana aconteceu no final da manhã deste domingo. Largando mais uma vez do terceiro posto Foresti conseguiu pular para a segunda posição ainda na primeira volta, atrás de Jazeman Jaafar. Com sete voltas completadas Lucas conseguiu assumir a ponta. Daí por diante começou uma verdadeira batalha na pista italiana. Logo que assumiu o primeiro posto Lucas ainda conseguiu abrir um pouco em relação aos demais, mas, com o passar das voltas, Felipe Nasr, tirou a diferença e chegou em seu conterrâneo. Lucas, com muita garra, se defendia de todas as formas dos ataques do concorrente. As voltas foram passando e expectativa pelo final da corrida aumentava em todos os presentes. A duas voltas para o final, porém, Nasr acabou conseguindo a ultrapassagem e levando seu carro até a vitória. Foresti, sem desanimar, seguiu seu caminho e recebeu a bandeirada na segunda posição.