Neste sábado (02), o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu pilotos e equipes de todo o país para a disputa do Open Minas de Kart e da terceira e última prova da Fórmula Minas de Kart.
Cumprindo exatamente o esperado pelos organizadores o número de inscritos chegou a 103 pilotos sendo que, Sprinter (Novatos / Graduados / Júnior / Sudam Júnior) e Super Master (Sênior “B” e Super Sênior) reuniram os maiores grids do dia com 30 karts em cada largada.
O dia parecia ter sido encomendado para a corrida. Com um céu azul, sem nuvens e temperatura na casa dos 25º na maior parte do dia pilotos e equipes aproveitaram muito as competições para fazerem seus últimos ajustes em uma prova oficial antes do Campeonato Brasileiro, corrida que terá vez nesta mesma pista entre os dias 26 e 30 deste mês.
Ícones do automobilismo de Minas estiveram presentes durante esses dias de competição. Cristiano da Matta (ex piloto de F-1) esteve treinando na quinta-feira, mas, preferiu não correr. Clemente Faria Júnior, atualmente competindo no Troféu Línea, também esteve nos bastidores junto com Roberto Mourão, Vinícius Pimentel, Toninho da Matta e vários outros nomes importantes do esporte. Fora estes, na pista, outros nomes já consagrados deram o ar de suas apresentações como Nelsinho Piquet, Rafael Suzuki, Guilherme Silva e Guilherme Salas. Estes dois últimos atuais revelações das categorias de Fórmula no Brasil.
“Estamos muito satisfeitos de termos conseguido realizar uma competição com alto nível técnico dos pilotos e grande atenção de nossa parte em termos de organização. Queríamos que este Open fosse, também para nós, um duro teste antes do Brasileiro e acredito que conseguimos realizar a nossa proposta com grande sucesso. Detectamos pequenos detalhes a serem acertados, mas, os principais itens da competição como segurança, espaço, horários e instalações estão 100% aprovados para o nacional. Nosso Kartódromo e Minas Gerais estão de portas abertas para os pilotos de todo o país”, comentou Rafael Cançado, diretor do Kartódromo RBC Racing.
Corridas foram emocionantes
As competições deste sábado foram divididas em dois momentos. Nas primeiras horas do dia a programação do RBC Racing teve a terceira e última etapa da F-Minas de Kart. Com exceção das classes Mirim, Cadete e J-Menor, que não faziam parte do Open, todos os outros competidores participaram dos dois eventos.
Como já era esperado pelo “emborrachamento” normal que a pista passa com as atividades o recorde oficial do circuito foi quebrado por várias vezes durante os treinos e, também, nas atividades oficiais. O detentor do novo Recorde Oficial do RBC Racing é agora o mineiro João Pedro Archer que estabeleceu o tempo de 51s940 na tomada de tempos de ontem da classe Sprinter.
Na F-Minas as vitórias ficaram com Pedro Rosa Amaral na Mirim; Gabriel Gonçalves, na Cadete; Paulo Victor Lima, na Júnior Menor; Hueber Cimini Júnior, na F-400; João Pedro Archer, na Sprinter; Victor Matzembacker, Sudam Júnior; Felipe Caiado, na Super Master e Rodrigo Piquet, na Sênior “A”.
Encerradas estas provas as classes F-400, Sprinter, Super Master e Sênior “A” retornaram então para a pista para as disputas das provas do Open Minas. Mereceram grande destaque as competições da Sprinter e Super Master que, mesmo diante de 30 pilotos em cada um dos grids, as disputas foram extremamente cordiais. Os acidentes, inevitáveis diante de tantos karts, foram todos sem gravidade alguma, assegurando assim a integridade de todos os pilotos até o final do evento.
Os títulos do Open Minas de Kart 2011 ficaram respectivamente com Luiz Henrique Pinheiro, na F-400; Rafael Suzuki, na Sprinter, Victor Baptista, na Sudam Júnior; Christiano Mattheis, na Super Master e Rodrigo Piquet, na Sênior “A”.
Texto e Foto: Flávio Quick – Divulgação.