Poucas vezes no automobilismo Marco “Tico” Romanini demonstrou tanta confiança na conquista do título quanto às vésperas da 16ª temporada do Campeonato Metropolitano de Marcas & Pilotos de Cascavel. Aos 27 anos, o piloto da equipe Abrafer/Stumpf Preparações mostra plena confiança na manutenção da sequência de vitórias que iniciou na fase final do campeonato de 2015 – com os triunfos nas duas últimas etapas, foi o único participante da categoria principal com mais de uma vitória no ano.
Romanini foi terceiro colocado na pontuação final do último ano, que teve Thiago Klein como campeão pela Paraguay Racing/Stumpf Preparações e Júnior Caús como vice-campeão pela Caús Motorsport. “Foi só o primeiro ano com esse carro, as quebras que enfrentamos durante o desenvolvimento foram mais numerosas do que esperávamos”, diz Romanini, sobre o Renault Clio número 88, em que exibe as cores de Abraplac Brasil, Maksiwa, AuStore e Auto Peças Picolotto. “Era para o título vir em 2015. Vai vir agora”, aposta.
O piloto compara esse desenvolvimento ao trabalho de equipes das principais séries internacionais. “O pessoal vê um modelo de rua, como o Clio, e acha que é só pôr o carro na pista e acertar cambagem. Mas tem muita, muita coisa em que buscamos encontrar a melhor receita, uma boa solução. Não é uma lógica diferente do que se vê na Fórmula 1 ou na Nascar”, diz. “Tanto que no ano passado havia quatro Renault Clio no grid e nenhum era sequer parecido com outro em termos de construção ou acerto”.
Campeão brasileiro em 2009, o piloto da Abrafer/Stumpf Preparações vê o histórico vitorioso da equipe como trunfo na busca pelo título. “A evolução alcançada no ano passado foi grande. O carro estava perfeito nas duas últimas etapas”, atesta Romanini. “A receita de motor do Muriel e o Juninho Stumpf é sensacional. Os amortecedores e todo o ajuste de suspensão do Mika Sorbara, que chegou ao time no ano passado, fez o nível subir bastante. É uma equipe campeã. Por isso é que vamos ser campeões”, finaliza.
A primeira das seis etapas do Campeonato Metropolitano de Marcas & Pilotos de Cascavel terá suas duas baterias no Autódromo Zilmar Beux no dia 28 de fevereiro. As demais etapas estão marcadas para três de abril, 15 de maio, 12 de junho, sete de agosto e 11 de setembro. A programação das seis etapas da temporada de 2016 será acompanhada de rodadas duplas do Metropolitano de Turismo 1600, categoria para carros com motores alimentados pelo sistema de carburação, e também da Copa Cascavel de Motovelocidade.
Texto: Luc Monteiro/Divulgação.
Foto: Sandra Zama/Divulgação.
2007-2016 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização