Por Robério Lessa – A mão pode revelar muitas coisas segundo a Quiromancia, mas no caso do cearense Marcus Borges – Kinho (Bravar, FCA, Kart Clube Iguatemi, Cekart, M.Reis Lojística), ela revela o número de títulos de Campeão Brasileiro de Kart que ele conquistou nos últimos sete anos.
Na tarde deste sábado (20), o kartódromo Delci Damian, em Cascavel, no Paraná, foi palco da quinta conquista de Marcus Borges, que competiu na categoria Super F4, da primeira fase da 54ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart.
Kinho mostrou que estava ali, distante 3.500 quilômetros de sua casa, para brigar por mais um título e mostrou o motivo pelo qual é apontado como um dos mais competitivos pilotos do país desde os primeiros momentos em que entrou na pista paranaense, chegando a imprimir uma vantagem de 6.385s em relação ao segundo colocado em uma das práticas.
Neste sábado (20), momentos antes de alinhar no grid o qual liderava com seu kart Bravar número sete (#7) Borges mostrava a mesma calma de sempre e um olhar cortante como se enxergasse o que estava por vir.
Depois da largada o cearense caiu para o terceiro lugar. Aos poucos, se aproximou dos dois concorrentes e assumiu a ponta. A cada curva, a cada passagem pela reta via-se o kart vermelho do cearense alargar sua distância em relação ao segundo colocado. O portal eletrônico parecia congelado com o número sete estampado na primeira posição enquanto atrás dele a indefinição era a segunda certeza daquela corrida, já que a primeira seria de que Marcus Borges sairia dali como Pentacampeão Brasileiro de Kart.
Última volta, última passagem pela linha de chegada. Explosão de alegria e na mão estampada, cinco dedos, cinco conquistas. É penta!
Os outros quatro títulos Brasieliros
Em sua terra Marcus Borges – Kinho mostrou para todo o país que a promessa se tornara realidade ao conquistar o título de Campeão Brasileiro de Kart na categoria Super F4 em 2013, competição disputada na cidade cearense do Eusébio.
Em 2014 calou aqueles que achavam ser ele apenas um piloto a andar na pista onde acostumara a vencer, conquistando o segundo título, tornando-se Campeão Brasileiro de Kart na categoria F4, na pista do Kartódromo de Itu, Interior de São Paulo.
Em 2015 a chuva e o frio da cidade de Nova Santa Rita, onde localiza-se o Kartódromo do Velopark, palco da 50ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, não aplacaram a vontade do então bicampeão. Em uma final na qual mostrou perícia e talento, Marcus Borges conquistou seu terceiro título seguido, tornando-se Campeão Brasileiro de Kart na categoria Super F4 naquele ano.
Do frio para o calor nordestino da Paraíba, no Kartódromo do Paladino, o então tricampeão mantinha seu foco, e conquistou seu quarto título de Campeão Brasileiro de Kart na categoria F4 Graduados em 2016.
Confira o resultado final da Super F4
1) 7-MARCUS BORGES (FCA),
2) 77-MURILO DELLA COLETTA (FAEM), a 4.265
3) 177-KEKA TEIXEIRA (FAEM), a 4.685
4) 277-MATHEUS DELLA COLETTA (FAEM), a 6.651
5) 26-CAUÃ PAULO MENDES (FPRA), a 11.595
6) 107-DIEGO JOSE RAMOS (FAUESC), a 15.891
7) 18-GUILHERME A. DE BELLIS (FPRA), a 16.426
8) 213-ALEX GRIGOLETTO (FPARN), a 18.972
9) 17-KATTLYN MARRY MAGNO (FASP), a 31.611
10) 104-FLAVIANO RAMOS (FAUESC), a 1:50.005
11) 71-PAULO FARIAS (FASP), a 1 volta
12) 20-MARCELO F. SCHMIDT (FAERJ), a 1 volta
13) 28-ANDRÉ SALMORIA (FAUESC), a 11 voltas
Texto: Robério Lessa
Foto: Mário Ferreira e Herbert Marques.