Foi do paranaense Maycon Zandavalli a volta mais rápida cronometrada nos treinos livres que abriram nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, a quarta etapa da Superbike. O piloto da Spiga Racing percorreu o traçado de 3.067 metros do Autódromo Internacional Nelson Piquet em 1min18s254, perfazendo a média horária de 141,094 quilômetros. Foi 145 milésimos de segundo mais rápido que o paulista Alecsandre di Grandi, segundo colocado.
Zandavalli não iria participar dos treinos livres da sexta em Jacarepaguá. Ele chegou no início da tarde de viagem aos Estados Unidos. “A diferença de fuso horário mexe um pouquinho com a cabeça, eu iria para o hotel descansar. Resolvi dar umas voltas e consegui o melhor tempo. Não que isso seja tanta surpresa, nós temos uma moto muito bem acertada e eu me dou muito bem com a pista do Rio”, disse o piloto, quinto na pontuação da Superbike.
Vencedor da etapa passada, disputada no mês de maio em Interlagos, o piloto da Spiga Racing, que pilota uma Honda CBR 1000RR e tem apoio de Ronin Tools, Zandavalli aposta num fim de semana positivo para a Spiga Racing. Ele vê boa chance de resultados para seus novos companheiros de equipe – o paulista Heber Pedrosa, que fechou a programação com o terceiro melhor tempo do dia, e o catarinense Newton Crespi, 16º.
“O Heber chegou mostrando que vem para disputar lá no primeiro pelotão, e o Newtinho não pôde dar um referencial hoje, porque estava só amaciando o motor da moto. Mas deu para sentir, só nesse primeiro dia de trabalho com todos juntos, que a atuação da equipe com mais pilotos vai ser bem positiva”, aposta o representante do Paraná, que se mostra confiante para os treinos classificatórios. “Nossa chance de conquistar a pole é muito boa”, afirma.
A programação deste sábado (17) em Jacarepaguá terá três sessões de treinos classificatórios, marcadas para as 8h30, as 10h30 e as 13h30. A Superpole, definindo as 10 primeiras posições do grid, vai começar às 14h40. Nos treinos livres desta sexta, os melhores tempos de cada piloto foram os seguintes:
1 Maycon Zandavalli (PR/Honda), Pró, 1min18s254
2 Alecsandre Brieda di Grandi (SP/Honda), Pró, 1min18s399
3 Heber Pedrosa Santos (SP/Honda), Pró, 1min18s489
4 José Luís Teixeira Júnior (SP/Yamaha), 1min18s494
5 Bruno Corano (SP/Suzuki), Pró, 1min18s499
6 Murilo Colatrelli (SP/Suzuki), Pró, 1min19s005
7 Helder Shad (SP/Kawasaki), Pró-Amador, 1min19s036
8 Rodrigo di Benedictis (SP/Honda), Pró, 1min19s107
9 Alan Douglas (SP/Honda), Pró-Estreante, 1min19s348
10 Danilo Lewis (SP/Honda), Pró, 1min19s840
11 Paulo Amaral Gabriel (SP/Suzuki), Pró-Máster, 1min21s187
12 Diego Pretel (SP/Honda), Pró-Amador, 1min21s682
13 Ricardo Gornati (SP/Honda), Pré-Máster, 1min22s011
14 Anderson Fernando (SP/Suzuki), Pró-Amador, 1min22s304
15 Alessandro Ferraz (SP/Suzuki), Pró-Estreante, 1min23s637
16 Newton Crespi (SC/Honda), Pró-Amador, 1min25s743
17 Pedro Cotrin (SP/Kawasaki), Pró-Amador, 1min27s310
Texto Luciano Monteiro



