Lançado em 2023 no mercado brasileiro o novo EQS SUV da Mercedes-Benz elétrico é uma aposta da montadora alemã, no segmento dos utilitários esportivos.
Para um carro que pode rodas fora de estrada, ele foi desenvolvido para aqueles que possuem um estilo de vida mais aventureiro.
Mantendo as características de condução da marca germânica, é um modelo com muita tecnologia embarcada. Sua capacidade é para até sete passageiros.
Ele é produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, Alabama (EUA). O preço sugerido de R$ 998.900,00.
O novo EQS 450+ SUV, versão escolhida para o mercado brasileiro, compartilha sua longa distância entre eixos (3.210 milímetros) com o EQS Sedan – lançado no Brasil em julho de 2022.
O novo SUV elétrico é mais alto em mais de 20 cm em relação ao sedan. As dimensões internas se beneficiam dessas generosas medidas de SUV e das vantagens do design específico adaptado à plataforma elétrica. A segunda fileira de bancos possui ajustes eletricamente. Até quatro bolsas de golfe cabem no porta-malas. Uma terceira fileira de bancos com dois assentos individuais adicionais fazem parte do equipamento de série do modelo.
Ele possui um trem de força elétrico (eATS) no eixo traseiro – utiliza um motor síncrono de excitação permanente (PSM). Entre as vantagens desse sistema podemos destacar a alta densidade de potência, alta eficiência e alta constância de potência. O EQS 450+ SUV é equipado com uma bateria de 108,4 KW de capacidade, o que gera uma autonomia de até 411 km (INMETRO) com uma única carga – podendo ser recarregado em estações de até 11 KW (CA) ou 200 KW (CC).
O chassi do novo EQS SUV possui uma suspensão de quatro elos na frente e uma suspensão multi-link na traseira. Em complemento, a suspensão a ar AIRMATIC com amortecimento ajustável continuamente ADS+ trazendo conforto e dinamismo, aonde o nível de altura do veículo pode ser elevado em até 4 cm. O modelo possui também o sistema DYNAMIC SELECT com os modos de condução ECO, CONFORT, SPORT e INDIVIDUAL. Além disso, o eixo traseiro direcional, com um ângulo de até 10 graus, proporciona muita manobrabilidade na cidade e agilidade em terrenos acidentados.
Assim como todos os demais automóveis da Mercedes-Benz, o EQS SUV possui uma cabine de passageiros rígida, zonas de deformação especiais e sistemas de retenção sofisticados. O EQS SUV é capaz de detectar se os assentos traseiros estão realmente ocupados. Se um passageiro na parte de trás não estiver usando o cinto de segurança, o condutor recebe um aviso específico no quadro de instrumentos. Outra novidade na Mercedes-Benz é o que se chama de lembrete de presença do ocupante na parte traseira.
O grande destaque do interior é o MBUX Hyperscreen. Essa tela grande e curva abrange quase de uma coluna A à outra. As três telas OLED (condutor e passageiro de 12,3’ e central de 17,7’) se fundem visualmente. O display para o passageiro da frente proporciona a eles sua própria área de exibição e controle. O passageiro da frente também pode assistir a conteúdo dinâmico enquanto o veículo está em movimento. Isso porque a Mercedes-Benz utiliza a lógica de bloqueio inteligente baseada em câmera: se a câmera detectar que o condutor está olhando para o display do passageiro, o sistema automaticamente diminui o brilho desse conteúdo.
Com um software inteligente, o Mercedes-Benz User Experience (MBUX) se adapta completamente aos usuários e fornece sugestões personalizadas para diversas funções de infoentretenimento, conforto e ajustes do veículo. Com o “Zero Layer”, os recursos (como o rádio e a navegação, por exemplo) estão sempre disponíveis dentro do campo de visão e facilitando o uso e mudanças entre as funções.
O sistema de som Dolby Atmos eleva a experiência de áudio no EQS SUV a um novo nível. Instrumentos individuais ou vozes na mixagem do estúdio podem ser posicionados por toda a área de audição. Um novo tipo de experiência sonora se torna possível: isso ocorre porque enquanto sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos® pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus.
Principais equipamentos de série
AMG Line (Exterior e Interior)
Ar-condicionado THERMOTRONIC dianteiro e traseiro
Assentos revestidos em couro LUGANO (Nappa)
Assistente de distância ativa DISTRONIC Plus
Assistente ativo de manutenção de faixa
Assistente ativo direção
Apoio para manobras evasivas
Sensores traseiros para manutenção de faixa
Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°
Faróis DIGITAL LIGHT
KEYLESS-GO (Fechamento da tampa do porta-malas e Função partida sem chaves)
MBUX Hyperscreen
Burmester® Surround Sound System 3D
Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto)
Navegação com realidade aumentada e Head-up display
Wireless Charging
Pacote AIR Balance (Massagem, odorizador)
Energizing Plus
Filtro HEPA
Terceira fila de assentos
Teto solar panorâmico
Ficha Técnica
Sistema de propulsão – 1 motor elétrico (PSM)
Potência máxima – 360cv
Torque – 568Nm
Bateria – Íons de lítio
Capacidade energética
Aceleração 0 – 100 km/h – 6,7s
Velocidade máxima – 210Km/h (limitada eletronicamente)
Autonomia – Até 411Km segundo o INMETRO
Pneus – 275/45 R21
Capacidade do porta-malas – 645 litros
Dimensões-Comprimento/Largura/Altura – 5.125cm/ 2.157cm / 1.718cm
Entre eixos 3.210cm
Texto: Com informações da Mercedes-Benz.
Fotos: Mercedes-Benz – Divulgação.
Copyright© 2007-2024 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização