Difícil controlar a ansiedade faltando tão pouco para a estreia do novo Mercedes-Benz Grand Challenge. “Depois de quase cinco anos parado, estou curioso”, afirma João Campos, piloto com passagem pela Stock Car e pentacampeão brasileiro da Pick Up Racing, que confirmou nesta semana seu retorno ao automobilismo pelo Mercedes-Benz Grand Challenge. Ao lado do filho, Marcio Campos, ele é um dos nomes de destaque na lista de 22 carros confirmados para a etapa que abre o campeonato em rodada dupla, neste sábado (21) e domingo (22), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.
As primeiras atividades oficiais dos pilotos com o modelo Mercedes-Benz C250 CGI preparado para competição estão marcadas já para quinta-feira (19). Serão dois treinos extras, o primeiro às 13h40 e o segundo às 16h00. O trabalho de reconhecimento e desenvolvimento do novo carro prossegue com as três sessões livres de sexta-feira (20). “A ansiedade é muito grande, foram dias de bastante trabalho para deixar tudo em ordem desde que recebemos o carro, então a expectativa é enorme, principalmente no nosso caso”, afirma Zizi Paioli.
Única mulher no grid de largada do Mercedes-Benz Grand Challenge e também de todo o evento, considerando o Itaipava GT Brasil e o TNT SuperBike, ela terá sua primeira experiência com carros de tração traseira – já havia disputado campeonatos de nível nacional com tração dianteira, caso da Copa Clio. E volta ao automobilismo pela equipe da família, a Paioli Racing, que estava afastada das pistas desde 2008. Naquele ano, o time perdeu os equipamentos de competição em função de um incêndio no caminhão que transportava os materiais para São Paulo.
“Desde que aquilo aconteceu, nós brecamos nossas atividades nas corridas e estávamos esperando o momento certo para o retorno, que veio com o Mercedes-Benz Grand Challenge. É uma categoria que está dentro de um evento muito bacana e não é preciso falar muito sobre a importância e os atrativos da marca e dos carros da Mercedes-Benz”, conta Zizi Paioli. No total, a Paioli Racing terá cinco carros nesta temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge. João Campos, que disputará o campeonato pela Sicredi Racing, compartilha a opinião de Zizi Paioli.
“O momento é esse, podendo aproveitar o surgimento de uma categoria tão atrativa e com tanto potencial”, afirma João Campos. Entre outros nomes conhecidos nas competições nacionais que estão de volta ao automobilismo pelo Mercedes-Benz Grand Challenge estão Neto de Nigris e Rodney Felício, também com passagens pela Stock Car, entre outros que correram em diversas categorias do Brasil. O campeonato terá ainda a participação de pilotos novatos, que formam parte do grid de largada, e aqueles que disputarão paralelamente o Itaipava GT Brasil e o Mercedes-Benz Grand Challenge.