As características de alta velocidade do circuito de 5.793 metros de Monza, na Itália, deverão favorecer uma corrida bastante agitada neste sábado (12), quando a GP2 faz sua 17ª etapa desta temporada, com largada às 11 horas (de Brasília). A aposta é de Lucas di Grassi (Eurobike/Schioppa), que fez o quinto melhor tempo na manhã desta sexta-feira (11) no treino classificatório que teve o russo Vitaly Petrov, da Addax, na primeira posição, seguido do holandês Giedo van der Garde, da iSport.
Lucas, no entanto, largará da 15ª posição em virtude de uma punição imposta pelos comissários da GP2 logo após a segunda corrida disputada em Spa-Francorchamps na última semana, quando o brasileiro se envolveu em um acidente. “Estava disputando posição com o (Edoardo) Mortara e na minha tentativa de ultrapassá-lo na chicane acabamos nos tocando. Então os comissários resolveram me punir, o que eu achei injusto”, lembrou di Grassi na ocasião.
“O treino poderia ter sido melhor. Fui atrapalhado pelo (belga Jerôme) D’Ambrosio na minha última tentativa de volta rápida e por isso não foi possível ir além do quinto lugar”, lamentou Lucas. Com a perda de dez posições no grid, di Grassi larga da 15ª colocação, fato que não chega a preocupar o competidor da Racing Engineering.
“Vamos fazer uma mudança na estratégia, pelo fato de largar no meio do ‘bolo’, mas mesmo assim tenho que fazer uma prova agressiva, já que Monza favorece isso com suas características e longas retas. É um circuito em que é possível ultrapassar, então o negócio é ir para cima”, disse.
No domingo, às 5h30, acontece a segunda corrida do final de semana, que também será transmitida ao vivo, pelo SporTV (horário de transmissão fornecido pela emissora e passível de alteração).
Confira os dez primeiros no grid de largada:
1º Vitaly Petrov (Rússia), Addax – 1min30s007
2º Giedo van der Garde (Holanda), iSport – a 0s391
3º Nico Hulkenberg (Alemanha), ART – a 0s429
4º Sergio Perez (México), Arden – a 0s453
5º Lucas di Grassi (Brasil), Racing Engineering – a 0s497*
6º Pastor Maldonado (Venezuela), ART – a 0s589
7º Roldan Rodriguez (Espanha), PiquetGP – a 0s627
8º Diego Nunes (Brasil), iSport – a 0s722
9º Davide Valsecchi (Itália), Addax – a 0s761
10º) Andreas Zuber (África do Sul), Coloni – a 0s796
11º) Javier Villa (Espanha), Supernova – a 0s824
*Punido com a perda de 10 posições no grid