A uma prova do encerramento da temporada da Nascar Truck Series, Nelsinho Piquet está pela primeira vez entre os 10 melhores do campeonato. Com o quarto lugar no Texas, o brasileirao somou mais 40 pontos. Foi a 712 no total e abriu vantagem de 14 para o 11º colocado (cada posição na pista vale um ponto).
“Um dos objetivos desde o início do ano era terminar entre os dez e vamos para a corrida final confiantes nisso e na briga pelo título de rookie of the year”, afirmou ele, premiado como “piloto da prova” após a bandeira quadriculada. De quebra novamente foi o melhor estreante no grid de largada e na classificação final da corrida.
Ele estava particularmente satisfeito pelas três voltas finais, quando conseguiu nada menos que 11 ultrapassagens após insistir com o time para trocar pneus na última bandeira amarela da noite.
“Ia relargar em oitavo, com pneu velho como todo mundo. Daquele jeito, era brigar no fim do top-10, não ia ter a menor chance de disputar a vitória. Tínhamos um jogo novinho nos boxes então pedi para trocar. O time não recomendou, falou que iríamos cair para vigésimo e que faltariam só duas voltas. Mas aqui no Texas o pneu faz muita diferença e achei que deveria arriscar. Disse no rádio que não estou aqui para chegar em sétimo ou oitavo, mas para ganhar”, relatou o piloto. Ele voltou à pista em 15º em razão da decisão.
“Mas só tinha eu de pneu novo e sabia que com duas voltas ‘flat’ dava para chegar mais à frente. Relarguei bem e deu tudo certo. Se tivesse mais uma volta eu vencia a corrida.”
Para obter seu quinto top-5 e o nono top-10 em 24 corridas, Piquet Jr. largou em sétimo lugar. Foi a 17ª vez no ano que ele partiu nas cinco primeiras filas. Após largar bem, ganhou velocidade pela linha externa e avançou para quinto, permanecendo entre os líderes até o pitstop realizado na terceira bandeira amarela da noite (que o obrigou a uma nova passagem pelos boxes).
Relargou então do fim do pelotão na volta do líder, numa distante 25ª posição no giro 38. Durante a bandeira amarela seguinte, entrou nos pits em décimo na volta 56 e voltou à pista em quinto após uma parada só para combustível. Após oscilar com pneus mais desgastados entre a 14ª e a sétima posição, veio a bandeira amarela final e a decisão da parada extra.