A Honda apresenta no mercado brasileiro o novo CR-V. Completamente renovado em sua quinta geração global, o utilitário esportivo mais vendido nos Estados Unidos nos últimos 20 anos apresenta um novo estilo, mais ousado e sofisticado, interior mais espaçoso, versátil e com qualidade premium, além do primeiro motor turbo na história do veículo. Juntam-se às novidades um conjunto de itens inéditos e tecnologias para melhor conectividade, conforto e conveniência.
O modelo, que chega ao mercado no início de abril, importado dos Estados Unidos, será disponibilizado em versão única Touring, que agrega o máximo de sofisticação e traz equipamentos inéditos ao SUV.
Desenvolvido na mesma plataforma de Accord e Civic Geração 10, mas com arquitetura inédita, o novo CR-V traz como alvo oferecer os mais altos níveis de qualidade e refinamento de rodagem em sua categoria, incluindo a maior precisão de direção, conforto e silêncio a bordo.
Utilizando-se da estrutura de carroceria Advanced Compatibility Engineering (ACE) de próxima geração, o novo CR-V alcançou, nos Estados Unidos, as mais altas classificações quanto à segurança em colisões.
O design inédito do Honda CR-V mostra um novo caminho com atitude agressiva, graças a elementos mais salientes e afilados, faróis estilizados agressivamente cercados por um conjunto de luzes de rodagem diurna em LED em forma de asa em todos os modelos e para-lamas largos e musculosos. O longo capô, maior distância entre eixos, curto balanço traseiro e as novas saídas duplas do escapamento dão ao novo CR-V uma aparência ainda mais sofisticada e atlética.
A dianteira com design como se fosse moldado pelo vento inclui exclusivos faróis full LED, bem como as luzes de neblina também em LED, o sistema inaugurado pela Honda Active Shutter Grille (fechamento ativo da grade) que reduz o arrasto aerodinâmico, rodas de alumínio de 18 polegadas, colunas A mais estreitas para melhor visibilidade e escapamento duplo esportivo.
O design exterior inédito é complementado pela eficiência espacial da plataforma do novo CR-V, a melhor da categoria. Sua largura e distância entre eixos maiores favorecem significativamente o espaço interior – o volume total aumentou até 51 litros, o espaço para pernas no banco traseiro aumentou 5,3 centímetros e o comprimento total do compartimento de carga com os bancos traseiros abaixados é 24,8 centímetros maior que no modelo anterior.
O painel de instrumentos digital do CR-V disponibiliza importantes informações sobre o veículo através da Driver Information Interface (DII) posicionada no centro do painel. Controles posicionados do lado esquerdo do volante permitem ao motorista percorrer o mostrador DII através de múltiplas telas de informação. O sistema Maintenance Minder (alerta de manutenção) avisa o motorista sobre necessidades de manutenção através do DII e, caso ocorra um problema no veículo, mostra informações específicas. O display mostra quando trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, assim como quando fazer o rodízio dos pneus.
Informações fundamentais de condução, como velocidade, rotação e marcha adotada, bem como alertas, podem ser visualizados no inédito Head Up Display, que projeta informações coloridas em um elegante visor transparente que se eleva no momento da partida, ajustável de acordo com a altura do condutor, evitando distrações na condução.
Já a Partida Remota do Motor permite que o motorista ligue o CR-V à distância através do controle da chave, acionando assim o sistema de climatização para uma temperatura desejada de 22º C. O sistema irá acionar automaticamente o aquecedor, os desembaçadores dianteiro e traseiro, o aquecimento dos espelhos laterais e o ar-condicionado, conforme necessário.
O novo CR-V será oferecido no Brasil com o primeiro motor turbo na história do modelo: o 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC), que proporciona um refinado e ágil desempenho ao longo de toda a sua faixa de operação.
Trata-se da motorização mais potente já oferecido num CR-V. Ele traz potência máxima de 190 cv e 5.600 rpm. O torque máximo é de 24,7 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm.
Combinado com a carroceria mais aerodinâmica do CR-V, o novo motor turbo alimentado é conjugado a uma suave e esportiva transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift, oferecendo baixo consumo de combustível e performance superior.
Uma tecnologia inédita que estreia no novo CR-V é o sistema Active Shutter Grille. Ele reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, ajudando diretamente a melhorar a eficiência no consumo de combustível na estrada. O sistema utiliza um motor de passo controlado por um processador que acompanha os parâmetros de temperatura mais importantes, como a do fluído de arrefecimento, temperatura do óleo e as exigências do ar-condicionado.
O sistema abre ou fecha as persianas superiores e inferiores simultaneamente para controlar o volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do ar-condicionado, além do intercooler. As persianas inferiores deixam uma pequena área sempre aberta para otimizar o fluxo de ar, mesmo quando fechadas. O sistema é projetado para manter as persianas fechadas sempre que for possível, mesmo no trânsito urbano, para melhor desempenho aerodinâmico e eficiência de consumo.
O sistema de tração nas quatro rodas Real Time AWD foi aperfeiçoado. Melhorias na programação e no sistema resultaram num aumento do torque do motor (de até 40%) que pode ser direcionado às rodas traseiras, com base nas condições de rodagem. O resultado é melhor desempenho em condições de baixa aderência, quando a tração integral entra em ação.
O refinado chassi do novo CR-V proporciona uma dirigibilidade mais ágil e confiante, maior altura livre do solo e versatilidade geral superior. Sua suspensão dianteira MacPherson e a nova suspensão traseira multibraços utilizam amortecedores de baixo atrito especialmente desenvolvidos para o modelo, bem como barra estabilizadora tubular na dianteira e sólida na traseira, que melhoram o comportamento e as respostas na entrada das curvas e reduzem a inclinação da carroceria. Para filtrar ainda mais as imperfeições, o CR-V conta com buchas hidráulicas nas suspensões dianteira e traseira.
A maior bitola do novo CR-V, maior distância entre eixos e a nova suspensão proporcionam uma ágil dirigibilidade, uma estabilidade que transmite confiança e uma rodagem estável e equilibrada. A utilização de uma suspensão dianteira com torres de amortecimento aumenta o espaço disponível para reforços da estrutura que protegem os ocupantes em uma colisão. Enquanto isso, a compacta suspensão traseira multibraços oferece uma excelente combinação de qualidade de rodagem e dirigibilidade, ao mesmo tempo que maximiza o espaço para o banco traseiro e bagagem.
Elevando a capacidade do novo CR-V como utilitário, a distância até o solo foi aumentada para 20,8 cm – um acréscimo de 3,8 cm – sem mudança do centro de gravidade do veículo. A direção Electric Power Steering (EPS) com duplo pinhão e redução variável também contribui para a sensação de controle direto ao volante do CR-V.
O novo CR-V é equipado com modernas tecnologias de segurança ativa e passiva. Dentre elas, destaque para os sistemas Agile Handling Assist (AHA), o Driver Attention Monitor (Monitoramento de Atenção do Condutor), o Honda LaneWatch, e o Head Up Display. Além disso, a segurança é complementada pela oferta de seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, freios ABS com EBD, além do sistema VSA de controle de tração e estabilidade e o TPMS de monitoramento da pressão dos pneus.
O modelo será ofertado em versão única, Touring, e terá como cores externas as opções White Diamond (Perolizada), Lunar Silver (Metálica), Cristal Black (Perolizada) e Basque Red (Perolizada) e três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim (para as cores White Diamond e Basque Red), preto (para a cor Lunar Silver) ou cinza (para o Cristal Black).
O CR-V Touring estará disponível em todas as concessionárias Honda. O modelo possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem e será comercializado por R$ 179.900.
Texto: Honda Automóveis do Brasil
Foto: Honda – Divulgação








