Uma reunião no dia 29 de setembro entre a Vicar, promotora da Stock Car Pro Series, Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Associação Nacional de Equipes de Stock Car (ANESC) deu início a um processo que resultará em um novo conjunto de regras para os pit stops da principal categoria nacional. Visando gerar mais segurança no procedimento, as três entidades decidiram a favor de medidas que serão implantadas já a partir da 10ª e 11ª etapas, a serem disputadas no próximo final de semana, em Goiânia.
As novas regras que devem começar a ser implementadas a partir de Goiânia são estas:
Redução da velocidade nos boxes: CBA e ANESC realizarão ensaios durante esta semana para testar a dinâmica da entrada nos boxes e também seu efeito nos sistemas eletrônico e motriz durante o procedimento.
Aumento da “janela” de pit stops: atualmente entre seis e sete voltas, dependendo da vista, a janela deverá crescer para reduzir a presença simultânea de carros realizando o pit stop na área do box.
Paradas mais próximas do box: reposicionamento do local obrigatório de parada do carro no pit stop a no máximo 1,5 metro da porta de saída do box, de forma a aumentar a distância entre o veículo parado e os mecânicos que executam o pit stop da faixa de rolagem (pitlane) por onde circulam todos os carros.
Proteção da área de trabalho: o carro só poderá entrar na área de trabalho dos mecânicos utilizando a frente do box imediatamente anterior ao seu (não será permitido que percorra a frente de outros boxes). E deverá voltar ao pitlane percorrendo somente a área de trabalho do box situado imediatamente depois do seu.
Liberação dos carros: o operador da placa de pit stop (“pirulito”) passará a contar com referências visuais instaladas no pitlane. Caso algum carro ultrapasse aquela referência, o operador não poderá liberar o seu piloto para voltar ao pitlane até que esse veículo ultrapasse a frente do seu box.
Texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria – – Divulgação
Fotos: Fernanda Freixosa/Vicar – Divulgação
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