O sonho de todo pai é poder acompanhar o filho em suas conquistas, e esse sonho virou realidade na edição de 2013 da Hilux Expedition, realizada no último sábado (17), na cidade pernambucana de Gravatá, para João de Barros Amorim (64) e seu filho Leonardo Amorim (34).
Pai e filho, piloto e navegador e no rosto a mesma expressão de terem vencido aquela que foi considerada a mais importante competição de suas vidas, pelo fato de terem conseguido juntos. “Não há nada mais gratificante do que dividir a alegria com um filho. Eu aconselho a todos os pais a participarem de eventos como esse ao lado de seus filhos. Não tem maior emoção de que vencer ao lado dele e celebrar essa união com meu filho”, destacou João de Barros.
Os dois superaram 137 duplas e mantiveram a regularidade no trajeto de 45 quilômetros marcados por pedra, lama, barro, e trajetos desafiadores que a cada metro desafiava os competidores que guiavam os veículos 4×4 da marca Toyota (Hilux, SW4, RAV4 e Land Cruiser Prado).
“O trajeto foi desafiador, e isso exige uma grande sintonia entre navegador e piloto. É preciso seguir sempre as orientações que ele (o navegador) nos passa, pois não podemos nos adiantar nem nos atrasarmos muito, já que estamos sendo controlados por GPS”, lembrou o piloto vencedor.
João, assim como seu filho Leonardo, só temeu por perder tempo no final da prova, quando vários carros andaram próximos uns dos outros, em virtude de alguns competidores errarem o caminho, mas ao final, o entrosamento entre pai e filho prevaleceu e os dois puderam comemorar a vitória perseguida há três edições quando chegaram em duas delas na terceira posição, e, em 2012, em segundo.
“É muito gratificante vencer ao lado do pai. O prazer de vencer e ganhar uma competição é bem maior quando isso acontece com aquele que sempre te incentivou. Eu comecei a gostar de rally vendo meu pai disputar as corridas, depois passei a competir junto dele e hoje foi um dia especial. Poder acompanhá-lo sempre foi o objetivo principal, a competição é uma consequência. Após três anos sendo segundo e terceiro lugar conseguimos vencer”, disse Leonardo.
O Hilux Expedition, além de movimentar o espírito de aventura daqueles que adquirem um veículo 4×4, acaba contribuindo para fidelizar o cliente, além de aproximar a relação com o consumidor e proporcionar a oportunidade de guiar seu veículo em variados terrenos, já que muitos compradores deste tipo de veículo acabam usando apenas em ambiente urbano.
Durante o rally foi realizado o plantio de 180 mudas de árvores como forma de neutralização de carbono de toda a prova.
Texto e Fotos: Robério Lessa.