Com 16 temporadas já disputadas, a Fórmula Truck mostra um duelo estatístico entre os pilotos de São Paulo, donos de sete títulos brasileiros, e do Paraná, que conquistaram seis campeonatos. Wellington Cirino e Leandro Totti (Mercedes-Benz), Pedro Muffato (Scania), João Marcos Maistro e Diumar Bueno (Volvo) são os cinco representantes paranaenses na categoria que planejam empatar a disputa na temporada de 2012.
Cirino é o paranaense mais vencedor na Fórmula Truck com quatro títulos conquistados (2001, 2003, 2005 e 2008). “Acredito muito que 2012 será o ano do penta. Meu caminhão é campeão, a equipe está trabalhando por mais confiabilidade, e é um trabalho que está em ótimas mãos”, diz o piloto da ABF/Mercedes-Benz.
O londrinense Leandro Totti vê condições reais para tentar empatar a contagem do duelo entre paranaenses e paulistas em títulos conquistados. “O meu foco está no título, e não em vitórias”, diz o piloto da ABF Desenvolvimento Team. “Nem sempre quem ganha corridas é campeão, você depende de resultados, e eu vou buscar resultados para ser campeão”, avisa.
Maistro teve em 2011 sua temporada de resultados mais expressivos na Truck. Terminou o Campeonato Brasileiro em décimo lugar. “A meta é a gente ter o caminhão um pouquinho mais rápido para melhorar a classificação no campeonato. O Volvo tem um conjunto de suspensão muito bom, agora o nosso trabalho é melhorar um pouquinho o motor para o ano ser tão bom quanto esperamos”, manifesta o piloto da Clay Truck Racing.
Aos 71 anos, Muffato mostra disposição para mais pódios. “Não consegui fazer nenhum treino durante a pré-temporada, vamos começar o ano no escuro, mas a última corrida deu pódio e a tendência é do caminhão continuar competitivo. Espero que o caminhão ande bem e que agüente bem”, comenta, descontraído.
Diumar Bueno vive uma forte expectativa de buscar bons resultados. “A nossa equipe está pronta, bem estruturada, e vamos com o elenco completo. Nós fizemos testes no Velopark em janeiro e houve evolução, tenho certeza de que os resultados vão deixar isso bem visível”, aposta o piloto de Curitiba, que vai competir com o Volvo da DB Motorsport.
Os outros dois títulos do Paraná, em 1997 e 1998, foram do maringaense Osvaldo Drugovich Júnior. Três pilotos que compõem o grid atual conquistaram os sete títulos do automobilismo de São Paulo na F-Truck. Renato Martins (1996 e 2006), Roberval Andrade (2002 e 2010) e Felipe Giaffone (2007,2009 e 2011).
Apenas três campeonatos da Fórmula Truck tiveram títulos brasileiros conquistados por representantes de outros estados. O gaúcho Jorge Fleck (1999 e 2000), e o pernambucano Beto Monteiro (2004).
A primeira corrida da 17ª temporada da Fórmula Truck aconte no domingo (4) no Velopark, em Nova Santa Rita (RS).
Foto: Orlei Silva








