O português Paulo Alberto começou com pé direito a temporada 2014. Neste sábado (22), o piloto da Equipe Honda Mobil de Motocross venceu, na categoria MX2, a primeira etapa do Arena Cross. A segunda posição ficou com seu companheiro de time, o paulista Hector Assunção, que completou a dobradinha da Honda na prova disputada em Blumenau (SC).
Na categoria Pró, destaque para Jean Ramos, piloto satélite Honda da Vulcano Ipiranga IMS Levorin, que venceu a bateria inicial e terminou em segundo na corrida final. Em sua estreia no Brasil, o suíço Julien Bill, também da Equipe Honda Mobil, fechou a noite com a terceira posição.
Bateria MX2
Paulo Alberto acelerou forte para sair na frente da bateria. Mas manter a invencibilidade na competição, já que venceu todas as etapas que disputou do Arena Cross desde o ano passado, não foi tarefa fácil. Embora tenha aberto uma vantagem razoável no início da prova, o português teve alguns enroscos durante a bateria, incluindo o pneu traseiro furado, e ainda precisou segurar a pressão do companheiro de equipe Hector Assunção a partir da 14ª volta. Os dois seguiram colados nos minutos finais e protagonizaram o duelo mais bonito da noite. No final, vitória de Paulo e segundo lugar para Hector.
“Foi uma corrida bastante difícil. Tive que controlar o problema do pneu furado e manter a posição. Tudo indica que esta temporada será muito acirrada, porque tem ótimos pilotos na disputa”, comenta Paulo. “Estou muito feliz com o resultado. Consegui fazer uma boa largada e mantive um ritmo forte durante toda a bateria. A pista praticamente não tinha pontos de ultrapassagens e optei por ser mais cauteloso”, explica Hector.
Primeira Bateria Pró
O holeshot foi do satélite Honda Jean Ramos, que liderou a prova do início ao fim e garantiu a primeira vitória da temporada 2014. Julien Bill assumiu a segunda posição ao ultrapassar Pipo Castro ainda no começo da corrida. Na 20ª volta, Julien abriu espaço, cedendo a posição para o espanhol Carlos Campano e caiu para o terceiro lugar. O goiano Wellington Garcia, da Equipe Honda Mobil, sofreu uma queda logo no início da primeira volta e teve que fazer uma corrida de recuperação para chegar em quarto.
Segunda Bateria Pró
Julien Bill largou na frente e, ainda na primeira volta, Wellington Garcia subiu para segunda posição, com a queda de Carlos Campano. Logo na sequência, Wellington conseguiu ultrapassar o companheiro de equipe e foi à liderança. Na quinta volta, o goiano caiu e Julian retomou a ponta até Jean Ramos acelerar forte para conquistar a frente da corrida. O curitibano não segurou Campano, que venceu a bateria. Jean foi o segundo e Julien, o terceiro.
“Foi um ótimo começo de temporada e consegui uma vitória na primeira bateria. Fiz uma preparação muito forte e isso foi importante para essa etapa devido à dificuldade da pista e o ritmo forte da corrida. Terminei a prova com a mesma pontuação que o Campano e espero manter esse desempenho até o fim do campeonato”, destaca Jean. “Senti bastante o calor durante o dia todo e não fiz a corrida que esperava. Ainda estou me adaptando ao clima e à rotina no país. Gostei bastante do evento e da torcida do público. Acredito que a evolução virá a cada semana e quero vir mais forte para as próximas etapas”, ressalta Julien.
Júnior
O satélite Honda Léo Almeida, da Escuderia X, começou a bateria em segundo e conseguiu se manter durante boa parte da prova nesta posição. Mas uma queda e um pneu furado tiraram o jovem piloto da disputa pelo pódio. Assim, Carlos Evangelista, da Dunas Team, foi o melhor Honda da categoria com o sexto lugar, seguido de Léo. Atual campeão da 65cc e estreante na Júnior, Renan dos Santos, também da Dunas Team, foi o décimo colocado. A vitória ficou com Enzo Lopes.
Texto: VIPCOMM/Divulgação
Foto: Wagner Carmo/VIPCOMM/Divulgação