O brasiliense Pedro Clerot, destaque na temporada passada no kartismo nacional, fez uma bela estreia na décima sétima edição da Copa São Paulo Light de Kart, disputada no último sábado (2), no lendário Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo. Em sua segunda temporada na categoria Júnior Menor, o piloto de 12 anos terminou a rodada dupla de um dos campeonatos estaduais mais importantes do País no pódio, após liderar uma das provas.
Com problemas no motor, fornecido por sorteio pelos organizadores, Clerot não conseguiu repetir os bons resultados dos treinos e obteve apenas a décima posição na tomada de tempos, de onde largou para a primeira das duas baterias previstas para a etapa. Em uma bela primeira prova, com ótima recuperação, o piloto de Brasília (DF), que compete pela equipe Dibo Kart Team com chassi Mini, recebeu a bandeirada em terceiro.
Na segunda corrida, largando novamente em terceiro mesmo com a inversão obrigatória dos cinco primeiros colocados, Pedro Clerot rapidamente assumiu a segunda posição. Voltas depois, exatamente na oitava passagem, o brasiliense, quinto colocado no último Campeonato Brasileiro, assumiu a liderança, transformando-se em um dos principais destaques da rodada.
Porém, duas voltas depois, o segundo colocado, em uma manobra arriscada, acabou tirando Pedro Clerot e a si mesmo da pista depois de uma batida em que passou por cima do piloto brasiliense. Assim, depois de eliminar as chances de vitória de Clerot, o concorrente acabou desclassificado pela Direção de Prova.
“Estou muito contente com a minha estreia na temporada”, analisou o jovem piloto da categoria Júnior Menor. “Consegui me recuperar bem de uma tomada de tempos muito ruim, ganhei sete posições e estava muito próximo da vitória quando aconteceu aquele incidente que me tirou da pista. O piloto foi punido, mas ficou aquela sensação ruim, afinal eu podia ter saído com o primeiro lugar”, lamenta Pedro Clerot.
O revés, porém, não desanimou o piloto de Brasília, que tem uma agenda repleta de compromissos no kartismo este ano. “Fui competitivo, liderei, e isso mostrou que temos uma bela temporada pela frente. É claro que o resultado podia ter sido melhor, mas isso não me desanima. Vamos em frente, em busca de vitórias e títulos”, finaliza Pedro Clerot, que subiu no pódio, em quinto, após a soma dos pontos das duas baterias da primeira etapa da Copa São Paulo Light.
A segunda etapa da Copa São Paulo Light vai ser disputada no dia 23 de março, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).
Texto: Erno Drehmer/KG COM/Divulgação
Foto: Bruno Gorski/Divulgação