Um dia após divulgar a lista de motos, quadris e UTVs, com grandes feras no off-road nacional e internacional, a Dunas Race – organizadora do Rally dos Sertões – anuncia os nomes dos pilotos e navegadores confirmados para a disputa de carros e caminhões na 21ª edição do maior rally do mundo disputado dentro de um único país.
Nos carros, o lendário Stephane Peterhansel e o navegador Jean-Paul Cottret chegam para lutar pelo bicampeonato a bordo do Mini All4 Racing, vencedor da edição de 20 anos em 2012. Mas, novamente, a dupla vai ter que enfrentar um forte oponente na disputa da categoria T1-FIA: o tetracampeão Guilherme Spinelli e seu Mitsubishi ASX.
A briga promete ser boa e já começa em menos de duas semanas, na largada do rally em Goiânia (GO), no dia 25. A divisão carros ainda vai ter mais quatro categorias: Protótipos T1, Super Production, Pró Brasil e Production T2. São pilotos e navegadores de quatro países: Brasil, França, Chile e Holanda.
“Assim como nas motos, vai ser uma disputa de tirar o fôlego. Em 2012, o Peterhansel e o Cottret chegaram para disputar o Sertões pela primeira vez e faturaram o título. Agora teremos um dos rallys mais difíceis pela frente e já estamos todos ansiosos para ver essas duplas em ação, ao lado de outros nomes tão fortes, confirmados nas demais categorias”, enfatiza Sabrina Proença, responsável pelo Departamento de Competição da Dunas Race.
Na Protótipos T1, a disputa também deve ser intensa do começo ao fim do rally. Marcos Moraes, vice-campeão em 2012, não compete, já que voltou ao comando da organização da prova, mas “passa o bastão” para o filho Lucas Moares, atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que vai correr as quatro primeiras etapas válidas pelo Sertões Series. “Estou encarando como uma diversão, para conhecer um pouco o nosso evento por ‘dentro’”, comenta Lucas.
Na direção do protótipo T-Rex – pilotado por Marcos Moraes em 2012 -, está o experiente Klever Kolberg, ao lado de Flávio França. A categoria ainda tem os irmãos Cristian e Marcos Baumgart, com os navegadores Beco Andreotti e Kleber Cincea, respectivamente, e suas Mitsubishi L200 Triton Evo.
Na Super Production, Glaucio Vanderlinde (campeão da Production T2 em 2012) está entre os nomes fortes, ao lado do navegador André Lucas Munhoz (Mitsubishi TR4).
Já Jorge Wagenfuhr Junior e Marcos Panstein – campeões da Super Production em 2012 – decidiram encarar um novo desafio e devem estar na Pró Brasil este ano. Com a ausência dos atuais campeões Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que se recuperam de um acidente sofrido no Mundial de Rally, os vice-campeões de 2012 Mauro Guedes e Neurivan Calado (Mitsubishi Proton) também estão entre os favoritos na categoria.
E, na categoria Prodution T2, o Sertões tem o retorno do casal Willem van Hees e Doris van Hees (Troller). Ulysses Marinzeck Filho, que vinha competindo nos caminhões, também está na categoria com a Troller.
Texto: FGCom/Divulgação
Foto: Ricardo Leizer/Fotoarena/Divulgação