Mais um dia de forte calor, neste sábado (19), marcou a disputa da quinta etapa do FIA WEC, Campeonato Mundial de Endurance, realizado no autódromo de Austin, nos Estados Unidos, palco das seis horas no Circuito das Américas. O brasileiro Pipo Derani e os companheiros Gustavo Yacaman (Col) e Ricardo Gonzalez (Mex) conquistaram o terceiro lugar na categoria LMP2, sétimo no geral, com o 28 Ligier JS P2 (Dunlop / Nissan) da equipe G-Drive Racing.
Este foi o quarto pódio do brasileiro em cinco etapas, dois segundos e dois terceiros lugares. Com o resultado, o brasileiro está em terceiro lugar no campeonato, com 104 pontos, quatro a menos que os vice-líderes Julien Canal, Sam Bird e Roman Rusinov, companheiros na equipe G-Drive Racing e que venceram a prova deste sábado com o 26 Ligier JS P2. Matthew Howson e Richard Bradley, que ficaram em segundo na etapa de Austin, ao lado de Nicolas Lapierre com o 47 Oreca 05 Nissan, são os líderes, com 122 pontos.
“Foi uma corrida muito difícil em termos de estratégia e apostamos em começar com pneus duros para fazer um ‘double stint’ direto e acabou não dando certo. O carro 26 fez um ‘single sting’ no começo e logo trocou pneus e pilotos e essa se mostrou a melhor estratégia para a prova. Acabamos perdendo algum tempo no começo da etapa, mas fomos melhorando e nosso engenheiro trabalhou bem na estratégia final e pudemos lutar por outro pódio”, contou Derani.
“O Gustavo ainda acabou dando uma rodada rápida pela dificuldade de levar o carro nessas condições, mas no final recuperamos e chegamos em terceiro. Foi uma prova difícil em termos de temperatura dentro do carro e com a umidade do ar, mas é isso ai, mais um pódio e foi um final de semana produtivo. Vamos continuar em busca da nossa vitória, que eu espero que venha logo”, continuou o brasileiro de 21 anos.
“Queria também dar parabéns a nossa equipe pela vitória com o carro 26. É muito importante pra gente, falando em nome da montadora, a Onroak Automotive. A gente sabe que a Oreca está muito forte, então essa vitória vem com um sabor especial pra equipe e pra nossa montadora. Parabéns para eles e obrigado mais uma vez à Dunlop por ter nos dado os pneus capazes de enfrentar essa dificuldade do clima aqui e chegar até o final”, finalizou Derani.
A vitória no geral da etapa ficou com o trio da LMP1 Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard, da equipe Porsche. O brasileiro Lucas di Grassi, que corre na P1 com Loic Duval e Oliver Jarvis, também subiu ao pódio, em terceiro. Outro brasileiro no FIA WEC é Fernando Rees, que corre na LMGTE Pro ao lado de Alex MacDowall e Richie Stanaway, e ficou em quarto lugar na categoria.
Trinta e um carros disputaram às seis horas do Circuito das Américas, divididos nas categorias LMP1, LMP2, LMGTE Pro e LMGTE Am. A sexta etapa do ano será no dia 11 de outubro, em Fuji, no Japão.
Texto: Derani.
Foto: José Mário Dias.
2007-2015 – www.carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização




