A Pirelli definiu nesta terça (03) os compostos P Zero slick que serão utilizados da quarta à sexta etapa da temporada 2012 da Fórmula Um.
No GP do Bahrein, dia 22 de abril, as equipes vão ter à sua disposição os pneus com composto médio (Branco) e macio (Amarelo) para superarem as altas temperaturas do Oriente Médio. No circuito de Catalunha na Espanha, no dia 13 de maio, será utilizado o composto duro (Prata) para enfrentar as curvas largas da pista, além dos pneus macios que aumentarão as oportunidades de diferentes estratégias para os pilotos, também escolhido para o GP. Será a primeira vez na temporada que o macio e o duro serão utilizados juntos.
Para o sexto GP da temporada, em Monte Carlo, Mônaco, dia 27 de maio, as equipes terão ao seu dispor os compostos macios e supermacios. Será a estreia do P Zero Vermelho, o pneu mais macio da Pirelli, o que auxiliará os pilotos no circuito mais lento e mais conturbado do ano, maximizando a aderência disponível neste pequeno circuito.
As regras estipulam que em circunstâncias normais, cada equipe receberá seis jogos do composto mais duro e cinco do composto mais macio, para o fim de semana de corrida. Em cada corrida a Pirelli também irá levar o pneu intermediário para condições de pista molhada Cinturato Verde (quatro jogos por piloto), bem como o pneu para chuva Cinturato Azul (três jogos por piloto).
Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli comentou que as escolhas deste ano são planejadas para que os carros tenham o melhor desempenho possível. “Somente o pneu supermacio é o mesmo composto do ano passado: os outros compostos são mais suaves e, portanto, mais rápidos, projetados para promover o máximo de ultrapassagens e carros pertos uns dos outros, e claro, criando uma ampla variedade de estratégias”, concluiu.
Foto: Pirelli/Divulgação.