A Pirelli volta para casa neste fim de semana em Monza, o “Templo da Velocidade”, que tem algumas das retas mais rápidas do calendário da Fórmula Um, levando os carros a correr com uma configuração aerodinâmica específica para baixo arrasto. Os pneus P Zero Branco médio e P Zero Amarelo macio foram os escolhidos para o GP da Itália.
São compostos versáteis, capazes de equilibrar as demandas únicas em termos de performance e durabilidade que Monza sempre requer. Com altas cargas de energia, de mais de 4,5 G, passando pelos pneus e alguns impactos relevantes com os famosos desníveis, o composto e estrutura dos pneus são desafiadas ao longo de toda a volta.
Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli avalia a escolha dos pneus. “Monza é sempre um dos destaques da temporada, com história e atmosfera incríveis. Vamos com os compostos médios e macios, um estágio mais macio que a escolha do ano passado.
Eles devem ser bem adequados para Monza e a ênfase na velocidade que esse circuito sempre apresenta. Esperamos um grau razoável de desgaste e degradação, então, como sempre, o trabalho conduzido durante os treinos livres será muito importante para calcular a estratégia ideal.
Os dois compostos devem ficar potencialmente próximos em termos de ritmo, abrindo poucas opções. Os carros correm com pouca pressão aerodinâmica em Monza e isso na verdade intensifica o trabalho dos pneus consideravelmente nas acelerações e frenagens, porque com menos força empurrando o carro para baixo, são os pneus que oferecem toda a aderência mecânica.
Todos esses fatores, aliados aos desníveis de Monza, proporcionam um grande e complexo desafio aos nossos pneus, exigindo durabilidade e performance consistentes. Nós terminamos a investigação sobre o pneu de Vettel em Spa. Conclusões detalhadas da análise técnica serão apresentadas em Monza”, disse.
Texto: Divulgação
Foto: Williams Martini Racing/Divulgação.
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