O complemento da primeira rodada dupla da GP2 em 2011, disputada no circuito de Istambul Park, não aconteceu do jeito que Luiz Razia e o Team AirAsia. Tanto o brasileiro quanto seu companheiro, o italiano Davide Valsecchi, enfrentaram sérios problemas com o desgaste dos compostos de pneus médios na corrida de 45 minutos disputada na manhã deste domingo.
Largando em terceiro, Razia se esforçou para manter a posição e somar pontos importantes para o campeonato, mas seu equipamento foi perdendo rendimento conforme as voltas passavam e o baiano de 22 anos não pôde fazer mais que levar o carro até o fim, terminando em 18°.
“Foi uma lição que aprendemos hoje. Começamos o dia otimistas, mas o resultado de hoje foi decepcionante. Olhando os outros times, nós fizemos algo de errad. Precisamos repensar o acerto e a estratégia”, diz o chefe da equipe, Phil Spencer. “Ainda estamos confusos com a performance de hoje, pois fomos pegos de surpresa. Talvez seja falta de experiência”, relata o engenheiro chefe, Humphrey Corbett.
O baiano, por sua vez, sentiu os problemas do carro já no começo: “Ainda estávamos no início quando senti uma falta de consistência do carro e, no meio da corrida, quando Sam Bird me passou. Esta disputa exigiu muito dos pneus e não consegui segurá-lo mais. O período de safety car [por conta do acidente envolvendo Davide Rigon e Julian Leal] também não ajudou nossa situação com os pneus.”
“Caímos muitas posições e precisamos ver todos os dados para tentar melhorar. Não foi um bom dia, hoje, mas, por outro lado, somei três pontos ontem e sei que temos um bom carro para a classificação. Precisamos nos focar na performance de corrida e sabemos ter um bom carro para a prova de Barcelona”, completa. A vitória neste domingo ficou nas mãos do italiano Stefano Coletti, da equipe Trident.
A segunda rodada dupla está marcada para os dias 21 e 22 de maio, em Barcelona, na Espanha, junto com a F-1. Com o resultado do fim de semana, Razia deixa a Turquia em sétimo no campeonato, com três pontos; a liderança é do francês Romain Grosjean, com 13.