A cidade de Pomerode, no interior de Santa Catarina, recebe, neste fim de semana, a oitava edição do Rally de Pomerode, prova que abre a temporada 2014 do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade e que vai contar pontos para o torneio estadual da modalidade. 30 duplas, divididas nas categorias CBR1, CBR2 e CBR3, vão participar da prova, que vai ter um percurso de 237 quilômetros (141 deles cronometrados), todos eles em estradas vicinais da cidade, conhecida pela forte presença de descendentes de alemães.
A categoria CBR1 é destinada para pilotos que disputam a prova a bordo de veículos de tração 4×4 e motor 2.0, com turbo. Os grandes nomes desta divisão são Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut, campeões em 2013 com um Mitsubishi Lancer Evo X. A partir deste ano, o piloto volta a representar oficialmente a fábrica. “Voltar a ter o apoio oficial da Mitsubishi é motivo de muito orgulho para mim. Novamente, estarei ao volante de um Lancer Evo X. Em uma etapa veloz e com muitas serras como essa em Pomerode, a confiabilidade, velocidade e estabilidade do modelo vão fazer toda a diferença”, disse.
Destinada a veículos com tração 4×2 e motorização 1.6 com preparação, a categoria CBR2 vai contar com nomes como Lucas Arnone e a dupla formada por Jean Pimentel e Thiago Osternack. Na CB3, que engloba carros com tração 4×2 e motor 1.6, o destaque vai para Marco Malucelli e Toninho Genoin.
A baixa vai ser Luís Tedesco, que após 30 anos disputando diversas competições, não vai participar de nenhum campeonato em 2014 por falta de patrocínio. Ainda assim, o atual campeão sul-americano de Rally de Velocidade vai integrar a equipe técnica da prova no interior catarinense. “Fico triste em não estar na briga por título, mas não consigo ficar longe do esporte que faz parte da minha vida. Poder atuar de alguma forma e tentar contribuir para a evolução da categoria é o que decidi fazer neste ano”, comenta Tedesco.
A programação vai ser aberta na sexta (21) com a realização das vistorias técnicas, largada promocional e estágio classificatório. Entre sábado (22) e domingo (23), vão ser realizadas dez especiais.
Texto: Divulgação



