Depois de 20 da estreia do primeiro Boxster, a Porsche está reestruturando sua linha de roadsters com motor central. A designação desta nova geração de modelos é 718 Boxster e 718 Boxster S. Os conversíveis com dois lugares agora estão ainda mais fortes e eficientes no consumo de combustível. Com eles, a Porsche continua a tradição dos motores horizontais de quatro cilindros que foram usados no carro de competições Porsche 718 com motor central, vencedor de numerosas corridas durante a década de 1950 e 1960, entre eles esteve o lendário Targa Florio e Le Mans.
O lançamento da nova geração do 718 Boxster representa a primeira vez desde o final da década de 1960 que a Porsche está implementando carros esportivos de quatro cilindros com motores horizontais novamente. A turboalimentação eleva o torque de forma significativa.
Os modelos chegam ao mercado, na Europa, no dia 30 de abril. Os preços do 718 Boxster iniciam em 53.646 euros (na Alemanha) e os do 718 Boxster S, a partir de 66.141 euros, ambos com itens específicos para o país e incluindo imposto sobre valor adicionado.
O modelo está previsto para chegada no Brasil no final do primeiro semestre de 2016. Preços e pacotes de equipamentos para o país ainda não estão definidos
A peça central desta nova série de modelos é o motor horizontal de quatro cilindros com turbocompressão, totalmente novo. O motor do 718 Boxster desenvolve 220 kW (300 hp) de potência e tem dois litros de cilindrada, enquanto o do 718 Boxster S, com 2,5 litros, atinge 257 kW (350 hp). No modelo S, a Porsche utiliza um turbocompressor com turbina com geometria variável. De fato, atualmente a Porsche é a única fabricante a oferecer a tecnologia VTG (Turbina de geometria váriavel) em carros de produção com motores á gasolina, ambos no 911 Turbo e no 718 Boxster S. Um dado impressionante é o considerável ganho de potência, 26 kW (35 hp), em comparação aos modelos Boxster anteriores, além da eficiência dos novos motores turbo: os novos modelos 718 Boxster tiveram uma melhoria de até 13% na economia de combustível.
O motor de dois litros do 718 Boxster tem torque máximo de 380 Nm (um ganho de 100 Nm), disponível entre 1.950 e 4.500 rpm. Já o 2,5 litros que equipa o 718 Boxster S chega a 420 Nm (60 Nm a mais), ao longo de uma faixa de rotações entre 1.900 e 4.500 rpm.
É por isso que os novos modelos do 718 arrancam ainda mais rápido. O 718 Boxster – com câmbio PKD e o pacote opcional Sport Chrono vai de 0 á 100 km/h em 4,7 segundos (0,8 segundo mais rápido). Com o mesmo equipamento, o 718 Boxster S acelera de 0 á 100 km/h em 4,2 segundos (0,6 segundo mais rápido). A velocidade máxima do 718 Boxster é 275 km/h, enquanto o 718 Boxster S atinge 285 km/h.
O conceito de utilização de turbo da Porsche eleva o desempenho na pista, ao mesmo tempo em que melhora a economia de combustível. No 718 Boxster, o motor horizontal de quatro cilindros, com o câmbio PDK, obteve um índice de consumo no ciclo NEDC de 6,9 l/100 km (1,0 l/100 km a menos). No 718 Boxster S, o motor horizontal turbo de 2,5 litros, com câmbio PDK, consome apenas 7,3 l/100 km (0,9 l/100 km a menos).
Os modelos 718 vêm de série com uma transmissão manual de seis velocidades, muito embora no Brasil, apenas serão comercializados os modelos com a transmissão de dupla embreagem Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK), que agora conta com marchas virtuais para economia de combustível, é disponibilizada como opção.
A dianteira do novo roadster traz uma forma muito mais escultural. A frente tem uma aparência ainda mais larga e máscula. As entradas de ar para refrigeração dianteiras, muito maiores, são uma expressão externa diferenciada do novo conceito de motores turbo. A dianteira do 718 Boxster é arrematada pelo novo design dos faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LEDs integradas. Faróis em LED com luzes de condução diurna de quatro pontos são oferecidos como uma nova opção.
De uma perspectiva lateral, os itens que identificam a nova linha de modelos incluem novos defletores e saias laterais, com design diferenciado. Maiores painéis laterais para entrada de ar com duas barbatanas reforçam a aparência dinâmica do carro. O design das portas agora não traz mais as coberturas para o encaixe das maçanetas. No 718 Boxster S, as rodas de série têm 19 polegadas de diâmetro. Rodas com 20 polegadas são disponibilizadas como opção.
A traseira redesenhada da carroceria do 718 Boxster tem um visual muito mais largo – devido, em especial, à faixa de realce com o escudo da Porsche integrado entre as lanternas traseiras. As luzes traseiras totalmente recriadas se diferenciam pela tecnologia LED tridimensional e pelas luzes de freios com quatro pontos.
O novo roadster segue os princípios de dirigibilidade dinâmicos do 718 original. O chassi do carro, com um acerto completamente novo, eleva a performance nas curvas. O sistema de direção eletromecânico foi configurado para ser dez por cento mais direto. Isto torna o 718 Boxster ainda mais ágil e fácil de conduzir tanto em pistas de corrida como no trânsito diário.
Oferecido como opcional para os roadsters, o Porsche Active Suspension Management (PASM – sistema de gerenciamento ativo da suspensão) tem altura de rolagem dez milímetros menor. Pela primeira vez, o chassi esportivo PASM com altura de rolagem 20 milímetros menor é oferecido como opção para o 718 Boxster S. O chassi ativo, que também ganhou nova regulagem, oferece uma interação ainda maior entre o conforto para passeios de longa distância e o dinamismo da rigidez esportiva.
Como no Porsche 911, o pacote opcional Sport Chrono inclui agora o programa Individual, juntamente com as três opções Normal, Sport e Sport Plus. Nos carros esportivos com câmbio PDK, há também o botão Sport Response, localizado no meio do seletor dos programas de condução. Inspirado no automobilismo esportivo, ele permite que o condutor configure as respostas do motor e do câmbio PDK, tornando-as especialmente diretas.
À espera do condutor no cockpit do 718 Boxster está o familiar ambiente da Porsche, agora aperfeiçoado por vários novos elementos, entre eles o painel de instrumentos. Outro elemento central do novo layout interior é a unidade do Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações) com preparação para telefonia, interfaces de áudio e o Sound Package Plus, com 110 watts de potência de som. O PCM pode ser ampliado com módulos opcionais, para adaptá-lo totalmente a seus requisitos pessoais. Um exemplo é o módulo de navegação com controle por voz, que torna mais fácil dar entrada aos pontos de destino. Além disso, o módulo Connect Plus é oferecido como uma extensão do módulo de navegação. Ele dá acesso a mais serviços online.
Fotos: Divulgação.
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