A cinco corridas do fim da temporada 2015, a rodada dupla da Porsche GT3 Challenge prevista para este fim de semana em Goiânia, promete afunilar ainda mais a briga pelo título. O líder JP Mauro abriu margem de pontos que permite pensar em uma tática mais conservadora que seus adversários mais próximos: o atual campeão Fábio Alves, segundo na classificação e Elias Azevedo, que vem em terceiro.
No caso da classe Sport, que tem mais duas etapas em 2015, a disputa está entre dois dos competidores mais amigos em todo o grid do evento, Tom Filho e Rodrigo Mello.
Diferentemente na classe Cup, que tem nove etapas válidas e termina no dia 29 de novembro, em Interlagos, na Challenge (geral) são oito etapas, sendo que a penúltima reunião da Porsche GT3 Cup Challenge, na preliminar do GP Brasil de F1 tem apenas uma prova para cada categoria, razão pela qual na classe Challenge Sport o campeão já será definido na próxima etapa, em Curitiba.
Esta é a segunda passagem consecutiva da Porsche GT3 Challenge por Goiânia, pista que agradou muito a todos os pilotos do grid. Talvez o mais contente deles seja JP Mauro, o mais jovem da categoria, com 23 anos de idade. “A etapa passada em Goiânia foi a melhor para mim em termos de resultados. Não conhecia a pista e gostei muito. Melhor ainda: não apenas consegui saltar de terceiro para primeiro no campeonato, mas ainda abri uma vantagem interessante”, frisou o piloto, que tem 145 pontos, contra 129 do atual campeão e 123 do competidor do carro 21.
Considerando os descartes, (os dois piores resultados de cada competidor são excluídos da pontuação final), a margem de JP é mais expressiva: o carro 27 tem 140 pontos, contra 119 de Elias, 114 de Fábio Alves, e 112 de Cristiano Piquet.
“Isso me permite planejar a etapa com menos agressividade”, comentou o líder. “Se for possível brigar pelas vitórias como na corrida um da etapa passada, logicamente é o que farei. Mas se não der vou correr com a cabeça e pensar nos pontos”, explicou, lembrando que na última passagem da Porsche GT3 Challenge por Goiânia o chileno Gonzalo Huerta vencedor da prova dois e Cristiano Piquet, segundo colocado nas duas corridas, eram muito competitivos.
“Normalmente não faço as contas de descartes e ano passado ganhei o título ´sem saber´ depois da corrida um na última etapa em Interlagos justamente por causa disso. Imaginava que ainda precisava dos pontos da segunda prova, mas já estava com o título matematicamente assegurado”, observou o carioca Fabio Alves. “Mas nos pontos corridos temos mais 100 pontos em jogo. A vantagem do JP é expressiva, claro, mas com 100 pontos o jogo pode virar”, frisou o campeão.
O piloto do carro 63 acrescentou que não é muito de seu estilo aumentar o apetite pelo risco, mas sabe que isso será necessário para suas pretensões de bicampeonato. “Vou precisar incorporar um pouco o espírito do JP, que é o piloto mais rápido do ano na Challenge, mas tem o ímpeto natural da idade dele”, brincou Fabio Alves.
A partir dessa sexta (17) o evento começa com os treinos livres. No sábado, acontecem as duas tomadas de tempo. A primeira corrida está marcada para 16h15 de sábado, enquanto a segunda prova tem largada às 10 da manha de domingo.
O livetime da Porsche GT3 Cup Challenge cobre toda a programação oficial do evento. O portal Terra passa todas as corridas ao vivo, enquanto Band e Sportv mostram as provas em VT na semana seguinte.
Texto: Luis Ferrari.
Foto: Mario Ferreira/Divulgação.
2007-2015 – www.carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização