A nona etapa do 2010 IZOD Indycar Series, que foi disputada neste domingo no Watkins Glen Internacional, teve confirmado o domínio apresentado pelo Team Penske desde os treinos. O time venceu com Will Power e Ryan Briscoe completou a dobradinha. Mas o brasileiro Helio Castroneves, o mais experiente dos pilotos de Roger Penske e um dos favoritos à vitória, não pôde contribuir para o mesmo 1-2-3 verificado no grid. Tudo por força de um incidente provocado por Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing. Mesmo assim, depois de ter sido obrigado a andar em 25º e último, recuperou-se e terminou em 9º, permanecendo na briga direta pelo título da temporada.
Na largada, o pole position Will Power manteve a ponta e a primeira das 60 voltas foi completada com Ryan Briscoe em 2º e Castroneves em 3º, numa inversão entre ambos das posições originais do grid. O trio da Penske vinha sendo seguido de perto por Dario Franchitti e seu companheiro de equipe Scott Dixon. Esse cenário durou até a sexta volta, quando Castroneves, já trabalhando numa estratégia de economia de combustível e visando apenas duas paradas, foi ultrapassado por Franchitti. Apesar de cair para 4º, a situação se mantinha sob controle e totalmente no cumprimento da estratégia. Mas na passagem seguinte, Dixon comprometeu sua própria corrida e a do brasileiro.
Num trecho de reta, Dixon se aproximou do Dallara Honda da Penske para tentar a ultrapassagem e, assim, passar para 4º na corrida. Mas ele errou no cálculo para a aproximação e bateu no pneu traseiro esquerdo de Castroneves, que furou imediatamente. Como o problema ocorreu entre as curvas seis e sete, no outro extremo do circuito, ambos se arrastaram pela pista por quase três km em direção aos pits. Mais lento por causa do pneu furado (Dixon teve danificado apenas o spoiler direito da asa dianteira), o prejuízo do brasileiro foi ainda maior. Enquanto o neozelandês voltava à pista em 21º, Castroneves foi relegado à 25ª e última posição, de onde partiu em recuperação para terminar em 9º lugar.
“Foi uma pena o dia hoje. Tinha muita esperança de ter um bom resultado. Acho que o Dixon se precipitou e acabou com a corrida dos dois. Ele tinha um carro rápido e, provavelmente, poderia ter feito a ultrapassagem um pouco mais adiante e sem causar esse contato”, explicou o piloto, já olhando para o futuro e, por assim dizer, virando a página. “O negócio é pensar nas próximas corridas e bola pra frente! Por outro lado, fiquei muito contente pela equipe, o que mostra que nosso trabalho está no caminho certo”, avaliou Castroneves.
Foto: Ron McQueeney/IRL/Divulgação.