Um problema nos componentes eletrônicos do caminhão tirou Roberval Andrade da disputa pela vitória na primeira etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. O piloto paulista da Scania Corinthians Motorsport conquistou a pole-position, mas abandonou a corrida deste domingo (7) no Autódromo Nelson Luiz Barro, na cidade gaúcha de Guaporé, após 22 voltas. A vitória foi do também paulista Felipe Giaffone, piloto da RM Competições.
Partindo da pole, Andrade manteve-se na liderança. Giaffone pressionou-o desde o início, até conseguir a ultrapassagem após um toque entre os dois caminhões na décima volta, duas antes da intervenção do Pace Truck, prevista no regulamento. Três voltas depois da relargada, o Pace Truck voltou à pista por conta do excesso de óleo na pista, decorrente de um problema com o caminhão do piloto goiano José Maria Reis.
Dada a nova relargada, Andrade manteve-se no primeiro pelotão por mais duas voltas, até seu caminhão perder rendimento. “Caí para quinto, o rendimento do caminhão ficou estabilizado e voltei andar bem. Só que, depois, enfrentei uma nova queda no rendimento”, resumiu o piloto da Scania Corinthians Motorsport, que estacionou nos boxes na 22ª volta. O pódio teve Giaffone, Valmir Benavides, Wellington Cirino, Leandro Reis e Danilo Dirani.
“No começo, o problema era nas retomadas, eu perdia muito em relação ao Felipe, tive um trabalho e tanto para ficar à frente dele. Era um problema com a parte eletrônica. Depois, a perda veio se acentuando, até que fui obrigado a parar. Vai dar para recuperar, essa foi só a primeira corrida, mas já saio atrás”, declarou Andrade. “Agora, tenho de começar a correr em busca de recuperação”, resume. A próxima etapa, no dia 18 de abril, será no Rio de Janeiro.
Foto:Orlei Silva.