Apenas três pilotos venceram corridas na Porsche GT3 Challenge em 2015 e, não por coincidência, são os três primeiros na tabela de classificação: Elias Azevedo, JP Mauro e Cristiano Piquet.
Às vésperas da quarta etapa da temporada, no Velo Città, a trinca é unânime em avaliar que, na segunda passagem da categoria pelo moderno e travado circuito do interior paulista, a disputa com os demais competidores do grid promete ser mais acirrada ainda.
O motivo apontado pelos pilotos é o “balance of performance”, novidade da temporada 2015 e que distribui aos competidores lastros de êxito conforme suas posições na tabela de classificação (tanto na categoria geral quanto na classe de entrada, a Challenge Sport).
Líder do campeonato, Elias Azevedo levará uma carga de 50 kg a bordo do carro Nº 21 nesta semana. São cinco quilos a mais que ele carregou quando a categoria passou pelo Velo Città em abril.
“Pela característica do traçado de Mogi, é a pista que mais demanda tração nas retomadas e subidas. Então acredito que é onde o ‘troféu bigorna’ mais influencia. Na outra vez que corremos aqui, o Cristiano fazia sua estreia e vinha com o carro leve. Ele é um excelente piloto e dominou as duas corridas. Agora, espero mais equilíbrio”, disse Elias Azevedo, lembrando que o adversário terá carga de 40 kg nesta etapa.
“Meu objetivo é classificar o carro entre os quatro primeiros, de preferência na primeira fila, e andar as duas provas entre os líderes. Podemos ter caras novas na briga pelas vitórias. O Gonzalo Huerta deve chegar forte e ele tem lastro zero. Tem ainda os pilotos da Sport, como o Tom Filho e o Daniel Corrêa, que já mostraram boa performance nesta pista e podem surpreender”, acrescentou o competidor do carro Nº 21.
Em segundo na tabela de classificação e vencedor de três das seis corridas disputadas em 2015, JP Mauro também destaca a necessidade de uma boa tomada de tempo. “Não é uma pista fácil de ultrapassar, então o quali é fundamental. Chego muito animado depois de Cascavel, onde venci a corrida 2 e estive perto da melhor corrida da minha vida na prova 1, quando ia brigar pela liderança sem porta, mas tive a infelicidade de um acidente com o Gonzalo.”
Depois de arrebatar as duas vitórias em abril, quando teve uma impecável jornada, digna “de Nelson Piquet”, Cristiano Piquet adota um argumento metafísico para lidar com os 40 kg adicionais que o carro Nº 08 terá nesta etapa.
“A lei da mente é implacável. O que a gente pensa, a gente cria; o que a gente sente, a gente atrai; o que a gente acredita torna-se realidade. Portanto, estou muito confiante e otimista com a minha volta para esta pista, já que os 40 kg agora vão me ajudar nas duas grandes descidas do circuito”, ponderou.
Na classe de entrada, a expectativa também é de concorrência bem mais acirrada neste sábado. Líder da Challenge Sport, Tom Filho diz pretender “abrir seu colchãozinho de pontos” sobre a concorrência. Mas sabe que não terá vida fácil.
“O Dani Corrêa volta nesta etapa. Ele anda muito no Velo Città e sei que vem motivado demais. Depois são duas provas em Goiânia, onde ele conhece a pista. E tem ainda o Marcio Mauro, que está sempre lá naquele estilo ‘mineirinho’ dele, terminando no pódio e pontuando com consistência”, comentou o piloto do carro Nº 19. Ele tem sete pontos de margem sobre Corrêa e Marcio Mauro na Challenge Sport.
Ausente da etapa de Cascavel, o maranhense do carro Nº 69 foi o vencedor da corrida 2 na classe de entrada em Mogi Guaçu em abril. “É muito legal voltar à categoria e fico contente pelo regulamento autorizar o descarte de uma etapa, o que me deixa na briga, pois estou confirmado no restante da temporada. Gosto muito do Velo Città e estou com saudade de acelerar novamente esta máquina fantástica que é o Porsche de competição”, disse Daniel Corrêa, que, a partir desta etapa, terá no carro a logo da Piquet Sports, no marco de um projeto mais amplo que desenvolverá no automobilismo nacional a partir do segundo semestre.
Além do retorno do chileno Gonzalo Huerta -que causou boa impressão em seu primeiro contato com a categoria na etapa passada, em Cascavel-, a etapa deste sábado terá ainda dois pilotos que competem pela primeira vez no ano. Paulo Pomelli assume o carro Nº 99 e pontuará tanto no geral quanto na Challenge Sport, bem como Beto Leite, que fará sua estreia na categoria a bordo do carro Nº 44.
A programação da quarta etapa determina treinos opcionais e livres na quinta e sexta. A jornada de sábado tem início com as duas tomadas de tempo, com as corridas da Challenge marcadas para 10h e 11h50. Ambas as provas têm previsão de 25 minutos mais uma volta.
O livetiming da categoria mostra todos os resultados desde sexta. A programação de sábado será exibida ao vivo pelo portal Terra. Os canais Sportv e Band exibem em VT a segunda passagem da Porsche GT3 Cup Challenge pelo Velo Città em 2015.
Texto: Luis Ferrari
Fotos: Luca Bassani/Divulgação
2007-2015 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização




