Neste domingo (16), o Rally do Espírito Santo manteve o nível de exigência técnica e de obstáculos do dia anterior: variedade de pisos, estradas entre plantações de eucaliptos, cacau, cana-de-açúcar e, sobretudo, areia pesada margeando o litoral , que demandou muita pilotagem e também resistência dos equipamentos. O trecho cronometrado do dia também foi de 175 quilômetros, de um total de 230 do roteiro, porém Luiz Facco e Humberto Ribeiro, conseguiram completar apenas cerca de 115 quilômetros da Especial. O motor da Mitsubishi L200 Triton SR quebrou em meio ao areião e a dupla não pode completar a prova.
“Tivemos um curto no painel alguns quilômetros antes e ficamos sem noção do que estava acontecendo. Mas, quando o motor começou a bater, resolvemos parar, porque o carro não tinha condições de encarar mais 15 quilômetros de areia pesada pela frente”, explicou o piloto Facco, que compete pela categoria Pró Brasil e é Bicampeão Brasileiro na categoria (2012 e 2013).
A dupla da Equipe Acelera Siriema finalizou o primeiro dia de disputa na quarta colocação na categoria e, devido ao problema com o motor, não pontuou neste domingo (16). A prova foi válida pelas primeira e segunda etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que, nesta temporada, teve início pela primeira vez na cidade capixaba de Linhares.
Tanto Facco como o navegador Ribeiro aprovaram o percurso e elogiaram a prova, mas, agora, o foco total é na próxima etapa do Campeonato Brasileiro. “A prova deste fim de semana foi muito boa, completa com vários tipos de terrenos, com nível de dificuldade que instigou, ainda mais, a competitividade. A equipe vai trabalhar para refazer o motor e vamos nos preparar para a próxima etapa, pois a temporada só está começando”, finaliza o piloto.
O Rally do Espírito Santo contou, também, com outras categorias e os vencedores da prova de abertura da temporada 2014 de Rally Cross Country foram: Lucas Moraes/Alberto Andreotti (Carros), Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert (Caminhões), Jean Azevedo (Motos), Gabriel Varela (Quadriciclos) e Carlos Ambrósio/Dionizio da Silva (UTV´s).
Texto: Divulgação
Foto: Magnus Torquato/Webventure/Divulgação