O palco da quinta etapa do Brasileiro de Stock Car é sinônimo de ótimas lembranças e expectativas para o mineiro Rafa Matos (Schin Racing). Santa Cruz do Sul. foi o palco de sua primeira vitória na categoria, para coroar um fim de semana que começou difícil, mas recompensou todo o esforço e o talento – largou em 20º na primeira corrida, recebeu a bandeirada em 10º, o que lhe valeu a pole para a segunda prova e, nela, levou a melhor em um duelo sensacional com o amigo e antigo rival Júlio Campos.
Só isso seria motivo suficiente para acreditar em bons resultados no fim de semana, mas o piloto de Belo Horizonte tem outros motivos para confiança. O primeiro deles é a identificação total com o traçado de 3.350m, dotado de curvas técnicas que exigem boa dose de arrojo e um carro equilibrado para atacar as zebras e lutar por posições. Não bastasse, a etapa de Curitiba mostrou que piloto e equipe estão no caminho certo para brigar pelas primeiras posições. Depois de ficar próximo da segunda fase da qualificação (que define o pole), ele foi sexto na primeira corrida e, na segunda, viu a liderança frustrada pela combinação entre uma pane seca e uma falha no sistema de alimentação.
“Avançamos muito em relação ao acerto ideal e é com eles que vamos começar aqui. Não há sensação melhor do que acreditar que o carro renderá bem desde o começo dos treinos e não exigirá grandes mudanças. Minha luta será para avançar ao Q2 e conseguir pontuar bem nas duas corridas. Lógico que se trata de uma pista especial para mim, onde vivi meu primeiro grande momento na categoria. Além disso, é um traçado que premia a pilotagem. e nesse aspecto mostrei que posso fazer a diferença”, comentou Rafa.
O mineiro aguarda com ansiedade mais um troféu para a coleção: o referente à melhor ultrapassagem em Curitiba. Na freada para a chicane após a reta dos boxes, ele superou, numa só manobra, Rubens Barrichello e Valdeno Brito. “Já havia conseguido algo semelhante uma vez em Brasília, e levei o prêmio. Acho que estou me especializando”, brinca,.
Brasileiro de Stock Car
Quinta etapa: Santa Cruz do Sul (RS)
Programação
Sexta (26)
9h30 às 9h40 Shakedown (Grupo 1)
9h45 às 9h55 Shakedown (Grupo 2)
12h10 às 12h50 – 1º Treino livre (Grupo 1)
12h55 às13h35 – 1º Treino livre (Grupo 2)
Sábado (27)
8h às 8h50 – 2º Treino livre (Grupo 1)
8h55 às 9h45 – 2º Treino livre (Grupo 2)
12h às 13h Classificação
Domingo (28)
13h10 – Largada corrida 1 (48min + 1 volta)
14h25 – Largada corrida 2 (28min + 1 volta)
Texto: Rodrigo Gini
Foto: Schin Racing/divulgação
2007-2015 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização