Rafael Suzuki vem crescendo a cada corrida que disputa como piloto da Stock Car. Estreante na categoria, o piloto de 27 anos correu neste fim de semana a 11ª e penúltima etapa da temporada, no circuito de rua do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e conquistou seu melhor resultado no ano. A rodada dupla que marcou seu regresso a um traçado urbano após quatro anos, disputada na tarde deste sábado (15 de novembro), foi bastante complicada do início ao fim, mas o novato da ProGP conseguiu fazer um bom trabalho, fechou a sexta etapa consecutiva na zona de pontuação e pela primeira vez somou pontos nas duas corridas, sendo que na prova derradeira obteve o 13º lugar, sua melhor colocação na Stock Car.
A jornada de Suzuki em Salvador começou com muitos problemas e dificuldades para buscar um bom ritmo. Mas ao longo das sessões de sexta, o piloto, em conjunto com a ProGP, trabalhou duro para resolver as falhas do carro. A evolução se fez evidente também no treino classificatório, que aconteceu na manhã de sábado com um formato diferente: foram oito grupos de quatro pilotos cada, e Rafael foi à pista no primeiro grupo, num estágio em que o asfalto ainda estava frio e bastante sujo. Na soma dos tempos, o paulista radicado no Maranhão obteve a 23ª melhor marca.
As características singulares do circuito de Salvador tornaram a rodada dupla muito complicada e repleta de incidentes. Suzuki, porém, manteve a pilotagem cerebral que vem marcando sua estreia na Stock Car e não se envolveu em qualquer problema na largada da primeira prova. Com ritmo de corrida semelhante aos líderes e tocada limpa, o piloto acabou sendo atrapalhado pelas três entradas do safety-car e não conseguiu avançar de forma significativa na disputa. Mesmo tendo de lidar com seu carro mais traseiro na fase final da prova, Rafael conseguiu cruzar a linha de chegada em 19º em meio a um grid de 32 competidores.
Debaixo de forte calor — 32ºC de temperatura ambiente e mais de 60ºC dentro do carro —, 27 pilotos largaram para a segunda prova da rodada de Salvador. Novamente, Suzuki fez uma largada limpa e não se envolveu em problemas. Pouco a pouco, o novato conseguiu ganhar algumas posições e não demorou muito para se colocar na zona de pontuação, que premia até o 14º colocado na corrida mais curta, de 20 minutos. Após 16 voltas, o piloto da ProGP cruzou a linha de chegada em 13º, somando assim pontos nas duas corridas da única etapa disputada no Nordeste.
“Saio de Salvador com saldo positivo. Na primeira corrida, acabei me envolvendo em algumas disputas e não consegui progredir muito, mas na segunda prova me diverti mais, ganhei posições na largada e imprimi um bom ritmo. Pista de rua nunca é fácil de ultrapassar, mas acho que evoluímos bem (de 23º para 13º) durante as duas provas. Estamos constantemente na zona de pontuação, então agora é trabalhar para conseguirmos um resultado ainda melhor na última etapa, em Curitiba”, disse Rafael.
Considerando as circunstâncias da rodada dupla deste sábado em Salvador, Rafael Suzuki se mostrou satisfeito com o que conseguiu neste fim de semana. Agora, o piloto volta seu foco para a 12ª e última etapa da sua primeira temporada na Stock Car, que acontece daqui a duas semanas, em 30 de novembro, no Autódromo Internacional de Curitiba.
Fotos: Carsten Horst/Hyset
2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização.