Depois de cinco títulos consecutivos na categoria quadriciclos, os sul-americanos tiveram enfim sua hegemonia quebrada no Rally Dakar. O responsável por essa façanha se chama Rafal Sonik, que conquistou o inédito troféu da 37ª edição do maior rally do mundo, a sétima realizada na América do Sul. Com uma pilotagem consistente ao longo de 14 dias, em mais de nove mil quilômetros rodados pela Argentina, Chile e Bolívia, o polonês chegou neste sábado (17) a Buenos Aires (ARG), palco da 13ª e última etapa, com a primeira posição garantida e uma vantagem confortável na classificação geral.
Antes da especial, que foi encurtada para 101 km, em razão do mau tempo, Sonik possuía uma superioridade de quase três horas sobre o vice-líder no acumulado Jeremias Gonzalez Ferioli (ARG). Com o título praticamente garantido, ele tinha apenas que levar seu veículo para o término do trecho cronometrado e comemorar. Foi isso que ele fez, finalizou o dia em oitavo e se tornou o sétimo campeão da categoria. Ferioli, em segundo, e o surpreendente Walter Nosiglia, da Bolívia, em terceiro, completam o pódio da edição 2015.
Para alcançar o inédito troféu, Rafal Sonik precisava neste ano desbancar o atual campeão Ignacio Casale (CHL). Os dois competidores protagonizavam um dos melhores embates do Dakar, com troca de liderança a cada cronometrado, quando na décima etapa o chileno teve um problema mecânico e abandonou o rally. No mesmo dia, o polonês viu suas chances de ser campeão aumentarem depois de outro rival, o uruguaio Sergio Lafuente, então terceiro colocado, sofrer um acidente e se retirar da competição.
Com o título da categoria praticamente definido, cabia aos demais competidores tentarem a vitória na última etapa. E o estreante Willem Saaijman, da África do Sul, conseguiu a vitória, o seu primeiro na competição, com o tempo total de 1h05min05s. A vantagem foi bastante apertada para o segundo colocado do dia, o francês Christophe Declerck, seis segundos atrás, e para o terceiro, o argentino Daniel Domaszewski, a nove segundos.
Marinheiro de primeira viagem no Rally Dakar, André Suguita tinha um só objetivo desde a largada: terminar a prova, fato inédito para um piloto brasileiro nos quadriciclos. A jornada do paulista pela América do Sul incluiu inúmeras dificuldades, porém ele conseguiu o feito e ainda concluiu no Top 10.
Confira a classificação geral do Dakar após 13 etapas – Quadriciclos – Resultados extraoficiais.
1º Rafal Sonik (POL) 251 (Yamaha) 57h18min39s
2º Jeremias Gonzalez Ferioli (ARG) 261 (Yamaha) +2h54min50s
3º Walter Nosiglia (BOL) 260 (Honda) +3h42min56s
4º Nelson Sanabria Galeano (PAR) 256 (Yamaha) +4h08min57s
5º Christophe Declerck (FRA) 260 (Yamaha) +5h48min40s
10º André Suguita (BRA) 295 (Can-Am) +22h21min14s
Confira todos os campeões dos quadriciclos no Rally Dakar
2015: Rafal Sonik (POL) – Yamaha
2014: Ignacio Casale (CHL) – Yamaha
2013: Marcos Patronelli (ARG) – Yamaha
2012: Alejandro Patronelli (ARG) – Yamaha
2011: Alejandro Patronelli (ARG) – Yamaha
2010: Marcos Patronelli (ARG) – Yamaha
2009: Josef Macháček (CZE) – Yamaha
Texto: Vipcomm/Divulgação.
Foto: ASO/ Andre Lavadinho/Dakar-Divulgação.




