Única das grandes categorias do país a realizar uma prova em Pernambuco, a Fórmula Truck chega com toda a sua estrutura no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru , onde no próximo domingo será disputada a etapa de abertura da temporada. E o público pernambucano será o primeiro a acompanhar todas as inovações propostas pela categoria em busca de maior equilíbrio e competitividade.
As alterações passam pelo regulamento técnico, que especifica questões para cada um dos modelos que integram a disputa. Outra alteração é na forma dos treinos livres e classificatório, que darão mais tempo de pista aos pilotos e ampliam a possibilidade de briga pela pole. Serão três treinos livres na sexta-feira, outro livre no sábado, seguido do treino classificatório em três etapas.
Para o piloto Raijan Mascarello, da equipe DF MotorSport, o treino classificatório vai ganhar muito em emoção.
“Agora, vamos ter vários caminhões na pista em busca do melhor tempo, e o Top Qualifying terá dez caminhões. Isso aumenta a competição já na classificação”, comenta o piloto que leva em seu caminhão Ford as marcas Maxxicase, Hamakk, Pontual e Fazendas Comil.
Até o ano passado, cada piloto tinha direito a apenas uma volta para fazer o tempo de classificação. Agora, eles serão divididos em dois grupos, com 15 minutos de tempo para o treino. Os cinco melhores de cada grupo avançam para o Top Qualifying.
Quanto ao equilíbrio entre as marcas, a organização anunciou alguns pontos importantes, especialmente para os caminhões da equipe DF. Tidos como de pequena litragem, os caminhões passam de 9.2 litros para 10 litros, com possibilidade de aumento de peso de 3.900kg para 4.200kg.
“Isso deve fazer com que o caminhão ganha mais poder de retomada nas saídas das curvas, o que era um problema no ano passado. Todo o trabalho, até o momento, foi na oficina. Vamos ver a partir de sexta-feira, na pista, como será o comportamento do caminhão com as mudanças”, salientou Raijan.
Outro ponto que promete deixar a disputa mais técnica é o controle de fumaça, que gerou polêmica em algumas etapas do ano passado. Um sistema eletrônico foi desenvolvido e será colocado em cada um dos caminhões.
A única novidade que não será observada pela torcida pernambucana é a adoção do ‘restritor de sucesso’. A peça, que na verdade é um delimitador de potência, será utilizada a partir da segunda prova, pelos três primeiros colocados.
Foto: Rodrigo Ruiz/RR Media
Texto: Jr Assessoria/Divulgação.