O Rally Internacional dos Sertões entrou no famoso Deserto do Jalapão (TO) na segunda-feira (16/8), marcando com a sexta etapa o início da segunda metade da prova e o início da etapa Maratona, onde os competidores não puderam fazer a manutenção de seus veículos. E terminar a etapa sem ter problemas já foi uma vitória. No trecho de 330 quilômetros de especial cronometrada entre a capital Palmas e o município de São Félix do Tocantins, a dupla Reinaldo Varela/Eduardo Bampi (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), que compete pela Super Production, garantiu o segundo lugar na categoria e comemorou a força de sua Mitsubishi Pajero Full.
“Foi uma especial muito tranquila, sem muitos saltos e com várias retas. Tinha areia bem fina, mas foi um trecho gostoso de fazer, sem sustos. O bom é que o carro esteve perfeito e não tivemos nenhum problema. É uma ótima notícia, que nos dá ânimo para continuar acelerando”, destacou o piloto Reinaldo Varela, quatro vezes vencedor do Rally dos Sertões e único brasileiro campeão mundial de Rally Cross Country.
Conhecido como “deserto brasileiro”, o Jalapão abriga o município de São Félix do Tocantins, onde terminou a especial que marca a etapa Maratona – e somente a primeira perna dela. Ao final dela, as duplas praticamente só abastecem os veículos. E os carros vão para um parque fechado sem manutenção. O trecho teve muita navegação, travessias de rios (inclusive o Prata), com pedra, poeira e água.
Daqui para frente, só vai ficar quem estiver bem preparado fisicamente e com ótimo equipamento. Principalmente nesta terça-feira (17/8) em função da segunda perna da etapa Maratona, que terá 500 km entre São Félix do Tocantins e a cidade de Balsas, já no Maranhão, pelo sétimo dia de competições. Essa será a especial mais longa de todo o rali. E Reinaldo Varela, ao lado do navegador Eduardo Bampi, acredita num bom resultado.
“Vamos pra cima mesmo, para tentar uma vitória e para descontar o tempo perdido. O carro não teve problemas hoje (segunda-feira) e sabemos que essa próxima etapa é a mais difícil, que vai exigir mais do equipamento e do físico. Mas sabemos também que podemos achar um resultado favorável. Estou otimista”, completou o piloto, que chegou a São Félix do Tocantins e se deparou com um deserto também na cidade. “Aqui não tem ninguém ao redor e é tudo bem simples na cidade. Tinha mais gente nas trilhas do que aqui na chegada. É bem isolado mesmo esse local”, ressaltou Varela.
O Rally dos Sertões já atingiu a marca de 2.415 km desde Goiânia (GO), sendo 1.433 km de especiais cronometradas. Até o dia 20 de agosto, estes modernos aventureiros terão atravessado seis Estados para completarem 4.337 km em Fortaleza (CE), em dez dias de disputas. A dupla Reinaldo Varela/Eduardo Bampi continua na briga para retomar a liderança e ainda buscar o título, mesmo com algumas adversidades.
Foto: Theo Ribeiro/Divulgação.



