O primeiro dia de atividades da GP2 em 2011 começou com o pé direito para Luiz Razia no circuito de Istambul Park, na Turquia. O baiano de 22 anos, único brasileiro na competição, larga da sexta posição a bordo do carro do Team AirAsia, estreante na categoria, após ficar a menos de meio segundo do pole position, o experiente Romain Grosjean, ex-piloto da Renault na F-1.
Razia, que ocupa o posto de terceiro piloto do Team Lotus na principal categoria do automobilismo mundial, começou a sessão andando em terceiro, mas uma tentativa de melhorar o desempenho do carro mexendo no ajuste não saiu do jeito que o piloto esperava. O resultado, no entanto, foi considerado recompensador e enche o piloto de esperança para a corrida deste sábado.
“Foi um dia bom. Eu conhecia a pista, sabia o que tinha de melhorar. O carro se mostrou acertado logo de cara e fizemos um bom tempo rápido, com a terceira posição na primeira parte da sessão. No entanto, tentamos uma mudança de acerto e não conseguimos evoluir. Se tivesse apenas trocado os pneus, talvez teria conservado a terceira posição no grid”, explica o piloto, destacando o trabalho do time, braço direito do Team Lotus e chamando a atenção para os pneus levados a Istambul, do mesmo composto mas mais evoluídos em relação aos usados em eventos anteriores.
“É um ótimo resultado para a equipe, que começa suas atividades neste ano, com tudo novo. Foi um bom trabalho, mas ainda não temos tudo 100%. Para amanhã não se sabe como vai ser, pois este composto médio de pneus é bem diferente do usado em Abu Dhabi e Barcelona. Não sabemos como será o nível de degradação para a corrida”, comenta Razia, que espera repetir neste fim de semana o pódio obtido com a segunda colocação no ano passado.
“Vamos analisar os dados e torcer pelo pódio. Hoje tivemos um dia bastante positivo e estou contente, mesmo com o carro não rendendo muito bem na chuva, mesmo panorama encontrado no teste com condições similares em Silverstone. Mas brigar pela pole com um time novo é muito bom, sinal de que fizemos a pré-temporada direitinho. Agora, o objetivo é melhorar muito a cada dia”, completa. A corrida deste sábado acontece às 10h40 (de Brasília), terá 170 km ou 60 minutos de duração, com um pit stop obrigatório para a troca de dois pneus, no mínimo, e pontuação para os oito primeiros (10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1) com um ponto extra para o autor da melhor volta, caso ele termine no “top 10”.
Os dez melhores do grid de largada em Istambul:
1°. Romain Grosjean (FRA/Dams), 1min34s398
2°. Sam Bird (ING/iSport), a 0s085
3°. Luca Filippi (ITA/Super Nova), a 0s311
4°. Jules Bianchi (FRA/ART), a 0s386
5°. Dani Clos (ESP/Racing Engineering), a 0s399
6°. Luiz Razia (BRA/Team AirAsia), a 0s490
7°. Charles Pic (FRA/Addax), a 0s556
8°. Davide Valsecchi (ITA/Team AirAsia), a 0s577
9°. Christian Vietoris (ALE/Racing Engineering), a 0s583
10°. Josef Kral (TCH/Arden), a 0s652
Fonte: MS2 Comunicação.








