Durante o 64º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, a Renault apresentará pela primeira vez o Frendzy, o 4º carro-conceito da marca que traduz a sua estratégia de design, lançada há um ano.
O modelo tem do lado do passageiro, em vez de coluna central, uma porta “clássica” e uma porta lateral deslizante, com uma grande tela de 37 polegadas integrada. Do lado do motorista, duas portas envidraçadas opostas. O Frendzy é um carro elétrico que é ao mesmo tempo utilitário e veículo de passeio.
O carro é um veículo adaptado às necessidades profissionais, com uma grande tela do lado de fora, que pode divulgar mensagens com informações úteis ou publicitárias, tanto com o veículo parado como em movimento. Durante o fim de semana, o carro se metamorfoseia em veículo para a família, com um banco do passageiro confortável e um grande banco traseiro. As crianças podem tanto assistir a um filme como jogar com o tablet tátil, que desliza para fora do encosto do motorista. Elas também podem desenhar em uma “lousa”, integrada na porta deslizante.
Assim, o motorista adapta o seu veículo às suas necessidades: no modo “trabalho”, os retrovisores são verticais e a iluminação interna é verde; no modo “família”, os retrovisores giram para a posição horizontal, e o interior recebe efeitos de luz na cor laranja. Do lado de fora, os faróis dianteiros e traseiros piscam em cores diferentes para lembrar o modo de utilização.
O teto em tecido se adapta ao formato dos objetos volumosos, ímãs permitem fixar a carga no piso e sistemas de organização modular facilitam a vida do profissional. O banco traseiro inteiriço é integrado ao assoalho, enquanto que o banco do passageiro desliza para frente para liberar espaço.
O carro vem com o tablet BlackBerry® PlayBook™. A idéia é ativar o conceito de escritório móvel. O equipamento permite que seus usuários se beneficiem de um posto de trabalho funcional e uma mobilidade sem compromisso durante seus deslocamentos. O tablet é conectado diretamente ao console central, assegurando uma ergonomia perfeita durante os trajetos, tornando-se um elemento totalmente independente do veículo. Fora do veículo, assegura a continuidade do trabalho, podendo ser utilizado com todas as suas funcionalidades. Ele também desempenha um papel fundamental na personalização do veículo, pois permite o controle do conteúdo da tela externa nas fases de rodagem e estacionamento, tanto para uso profissional como pessoal.
Os sensores instalados nas soleiras das portas permitem detectar os pacotes munidos de chips tipo RFID (Identificação por Radiofrequência), durante o carregamento ou descarregamento. Estes chips contêm informações importantes sobre o destinatário, peso, tamanho, entre outras, permitindo que o usuário seja informado em tempo real sobre o conteúdo do veículo. Além disso, os motoristas também podem programar ou reprogramar automaticamente suas rotas em função destes parâmetros.
O Frendzy vem equipado com o grupo motopropulsor do Kangoo Z.E., com uma tomada de carregamento localizada sob o losango na frente do veículo, idêntica à do ZOE Preview.
Foto: Renault/Divulgação.