Ele tem dois títulos conquistados no mais importante campeonato estadual de kart, o paulista, e após 18 anos sem acelerar em uma prova oficial ele retorna às competições com a mesma determinação de quando deu seus primeiros passos no mundo maravilhoso das corridas.
Ao lado de Altamir Mauro de Oliveira, o Maurão, seu preparador quando morou em São Paulo, Ricardo faz sua estreia no estado onde nasceu neste sábado (07) na quarta etapa do Campeonato Cearense de Kart, que será disputado no Kartódromo do Eusébio.A relação entre Ricardo e Maurão é de total confiança de bons resultados. Os dois partilharam vitórias e um título na categoria Novatos e outro na Graduados.
“O Maurão é uma lenda do kart, um dos mais respeitados profissionais. Eu não poderia dar esse passo sem ele e, por conta disso, sei o quanto é importante a gente ter um bom suporte nos boxes, afinal não se faz nada sozinho no automobilismo. Dentro da pista somos solitários, mas tudo foi construído em conjunto”, disse.
Ricardo começou a competir aos 11 anos de idade incentivado pelo seu pai, José Mário Carvalho que sempre o incentivou. Com o apoio do pai e o gosto pela velocidade não foi difícil seu envolvimento rápido com o Kart, e os resultados apareceram ao longo da carreira interrompida aos 18 anos para se dedicar por inteiro aos seus planos profissionais. E foi por ter conseguido êxito profissional, que hoje Ricardo reinicia sua trajetória, com uma planejamento de datas para encaixar uma outra paixão, o Surf.
“Sempre gostei de esporte, e encontrei nas ondas um outro prazer. É muito bom desafiar a água em movimento, e poder se aliar a ela para curtir o vento no rosto enquanto nos equilibramos na prancha. Pode até não parecer, mas o surf vai me ajudar muito no automobilismo com dois fundamentos que precisamos ter nos dois. A paciência e a concentração são tão exercitadas no surf quanto no kart. É claro que a gente sente um pouco a readaptação, mas nada que não possa ser solucionado com o tempo”, afirmou.
Ricardo completou 100 voltas na última quinta (05), e nesta sexta (06) fez várias simulações de corridas com 26 voltas cada. Neste sábado ele vai reviver uma rotina que o acompanhou da infância a adolescência, hoje, já adulto, espera ser tão competitivo quanto era.
“Gosto da velocidade, da adrenalina, por isso sempre andei em eventos como track day e ficava faltando algo mais, e esse algo mais eu reencontrei aqui no kart”, completou o piloto que é recordista da pista do Autódromo do Eusébio no Track Day Fortaleza.
A prova deste sábado tem entrada franca para o público. A primeira das quatro baterias do dia tem início às 14h, no Kartódromo Internacional Júlio Ventura, localizado na cidade do Eusébio.
Texto e Foto: Robério Lessa
2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização





