O piloto Ricardo Maurício foi o vencedor da quarta etapa do Campeonato Brasileiro da Stock Car, em prova disputada na manhã deste domingo (19), no circuito de rua montados nas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A largada teve de ser adiada das 10h30min, para às 11h30min em virtude da forte chuva que castigou a capital baiana na manhã deste domingo. Com água em excesso na pista estreita, a direção da prova achou conveniente, por questão de segurança, adiar a largada da etapa que recebeu um excelente público, com todos os 50 mil ingressos vendidos e as arquibancadas lotadas.
Na Largada, Átila Abreu pulou na frente, seguido por Alan Khodair, deixando um pouco mais para trás os pilotos Ricardo Maurício e Rubens Barrichello, que, largava em sua melhor posição na categoria, a quarta colocação.
Nem bem fora completada a primeira volta, a chuva voltou a cair em algumas partes do circuito, enquanto em outros pontos já havia trilho. No segundo giro da corrida, Barrichello marcou a melhor volta, mostrando consistência durante todo o fim de semana.
Popó Bueno, após um leve toque se Sérgio Jimenez, acabou rodando. Max Wilson também rodou na pista molhada que representava um maior grau de dificuldade para os pilotos enquanto buscavam conquistar posições dentro da pista que acabou traindo o baiano Patrick Gonçalves.
Por conta da posição que ficou parado o carro do representante da Bahia, o carro de segurança (Safety Car) teve de entrar na pista, mantendo as posições até o momento, para retirada do carro de Patrick Gonçalves.
Naquele momento Átila mantinha a ponta, seguido por Khodair, Ricardo Maurício, e Barrichello, os quatro primeiros.
Aproveitando a presença do carro de segurança na pista, com bandeira amarela na corrida, muitos pilotos aproveitaram para trocar os pneus de chuva pelos de pista seca, os slick. Dentre eles o líder Átila Abreu, que ficou na 20ª posição após a troca, enquanto Allan Khodair, que vinha em segundo, escapou em uma curva e, após chocar-se, contra a barreira de pneus, perdeu várias posições e voltou na 30ª posição.
Sem parar para por os pneus de pista seca, os 11 mais bem colocados apostavam na manutenção da bandeira amarela por conta de outros acidentes, como o de Ricardo Sperafico. Assim, Ricardo Maurício passou a liderar a corrida, e Barrichello pulou para segundo, com Rafa Matos, em terceiro.
O Safety Car voltou a entrar na pista faltando cinco minutos para o final da prova após o carro de Ricardo Zonta ter sido tocado pelo carro de Marcos Gomes, provocando a batida de Zonta contra a barreira de pneus dentro da curva.
A última relargada aconteceu faltando uma volta para o final da prova que apresentava várias disputas por posições, uma delas envolvendo os pilotos Cacá Bueno e Thiago Camilo, que haviam largado da 20ª e 23ª posições, respectivamente.
Autorizada a relargada Ricardo Maurício manteve a ponta e confirmou a vitória, com Rubens Barrichello, em segundo; Thiago Camilo, em terceiro.
Barrichello disse que soube aproveitar as características do traçado de rua. “Pista de rua não é só equipamento, é também onde o piloto pode fazer um pouco mais. Nosso carro estava muito rápido e, em alguns momentos, até mais do que o do Ricardinho. Só que em circuitos assim é difícil de ultrapassar e isso pesou na nossa opção de permanecer com os mesmos pneus. Claro que o último safety car ajudou bastante, mas o importante é que estivemos competitivos o tempo todo”, analisou.
Com a vitória, Ricardo Maurício assumiu a ponta na classificação do campeonato com 80 pontos, seguido por Cacá Bueno com 73 pontos, em segundo, e Daniel Serra, em terceiro com 72.
Maurício encerrou um longo jejum de vitórias iniciado depois da Corrida do Milhão de 2010 em Interlagos. No entanto, lembrou que chegou ao sexto pódio consecutivo. Humilde, admitiu que a sorte contou mais do que qualquer planejamento estratégico. “É difícil fazer uma escolha nessas horas. Não sabíamos se entrávamos, alguns pilotos arriscaram, era tudo uma incógnita. A pista estava secando depressa, mas aqueles que estavam com os pneus lisos teriam que passar muitos carros. A verdade é que o resultado final foi ditado pelo último safety car”, lembrou. Campeão de 2008 pela Equipe Medley, Maurício minimizou a liderança atual. “Uma prova muda muita coisa. Hoje não aconteceu para o Serrinha, que estava na ponta do campeonato, amanhã pode ser comigo. O negócio é fazer o trabalho e não pensar muito nisso.”
Os pilotos Sérgio Jimenez e Átila Abreu foram punidos com 20 segundos cada um no tempo final por atitude antidesportiva. Jimenez contra Popó Bueno e Átila contra Rafa Matos.
A próxima etapa da Stock Car é no dia dois de junho, em Brasília (DF).
Confira o resultado da prova:
1) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), 26 voltas
2) Rubens Barrichello (Full Time), a 0s853
3) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 1s055
4) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 1s261
5) Max Wilson (Eurofarma-RC), a 5s220
6) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer), a 5s484
7) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), a 6s042
8) Luciano Burti (Boettger Competições), a 8s286
9) Popó Bueno (Shell Racing), a 8s933
10) Felipe Lapenna (Hanier Racing), 10s526
11) Duda Pamplona (Officer Pro GP), a 11s512
12) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 12s487
13) Galid Osman (Ipiranga-RCM), a 13s560
14) Tuka Rocha (BMC Racing), a 13s878
15) Alceu Feldmann (Full Time Competições), a 14s111
16) Fábio Fogaça (Vogel Motorsports), a 14s945
17) Allam Khodair (Vogel Motorsports), a 15s220
18) Vitor Genz (Gramacho Competições), a 15s476
19) Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi), a 15s847
20) Diego Nunes (RC3 Bassani), a 16s784
21) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), a 19s021
22) Wellington Justino (Hot Car Competições), a 21s496
23) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer), a 23s331
24) Sérgio Jimenez (Voxx Racing), a 27s568
25) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), a 32s789
26) Rafa Matos (Hot Car Competições), a 1 volta
27) Valdeno Brito (Shell Racing), a 1 volta
28) Ricardo Zonta (BMC Racing), a 5 voltas
29) David Muffato (Carlos Alves Competições), a 7 voltas
30) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), a 8 voltas
31) Denis Navarro (Voxx Racing), a 11 voltas
32) Julio Campos (Prati Donaduzzi), a 12 voltas
33) Ricardo Sperafico (Officer ProGP), a 17 voltas
34) Patrick Gonçalves (RC3 Bassani), a 17 voltas
Melhor volta: Átila Abreu: 1min15s374, média de 130,10 km/h
Confira a classificação do campeonato:
1 – Ricardo Mauricio – 80
2 – Cacá Bueno – 73
3 – Daniel Serra – 72
4 – Thiago Camilo – 58
5 – Max Wilson – 52
6 – Valdeno Brito – 51
7 – Átila Abreu – 41
8 – Sérgio Jimenez – 35
9 – Luciano Burti – 33
10 – Allam Khodair e Ricardo Zonta – 32
12 – Tuka Rocha – 30
13 – Julio Campos e Nonô Figueiredo – 25
15 – Rubens Barrichello – 23
16 – Fábio Fogaça e Galid Osman – 22
18 – Duda Pamplona e Marcos Gomes – 21
20 – Rodrigo Sperafico – 18
21 – Ricardo Sperafico – 17
22 – Rafa Matos – 16
23 – Popó Bueno – 15
24 – Lico Kaesemodel – 10
25 – Felipe Lapenna – 9
26 – Denis Navarro – 8
27 – Vitor Genz – 6
28 – Diego Nunes – 5
29 – Alceu Feldmann e Wellington Justino – 4
Texto: Robério Lessa.
Fotos: Fernanda Freixosa/Vicar/Divulgação.