Por Robério Lessa – A vitória no Grande Prêmio da Áustria de Fórmula Um, disputado na tarde (horário local) deste domingo (22), no circuito de Spielberg, ficou com o piloto alemão Nico Rosberg. Na segunda colocação o britânico Lewis Hamilton completou a dobradinha da Mercedes, a sexta nesta temporada.
O finlandês Valtteri Bottas terminou na terceira posição, o seu primeiro pódio, sendo o 205º piloto a obter um pódio na categoria e o primeiro da Williams desde a vitória de Pastor Maldonado em Barcelona, no ano de 2012.
O brasileiro Felipe Massa, que largou na pole, e liderou a primeira parte da prova, chegou em quarto.
Com o resultado de hoje Rosberg soma 165 pontos na classificação-geral, contra 136 de Lewis Hamilton. Daniel Ricciardo aparece na terceira colocação com 83 pontos; Fernando Alonso , o quarto com 79 pontos; Sebastian Vettel, o quinto com 59 pontos empatado com o alemão Nico Hulkenberg .
A Mercedes mantém com folga a liderança do Mundial de Construtores com 301 pontos. A Red Bull soma 143 pontos, e é a segunda colocada. A Ferrari tem 98 pontos, e é a terceira; a Force India, a quarta com 87 pontos; a Williams, a quinta com 85 pontos; e a McLaren, a sexta com 72 pontos.
A Corrida: A expectativa era enorme para a largada do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula Um por conta da pole position do brasileiro Felipe Massa, e a segunda posição do finlandês Valtteri Bottas, completando a primeira fila da Williams no grid de largada da pista de Spielberg, que voltava a receber uma corrida da categoria.
O público austríaco compareceu em peso neste domingo (22) lotando as arquibancadas e os espaços destinados ao espectador, como algumas áreas livres em pequenos montes, permitindo uma boa visão de parte da pista.
Na largada para as 71 voltas, Felipe Massa manteve a ponta enquanto Nico Rosberg buscou surpreender Bottas em disputa pela segunda colocação, no entanto, o piloto da Williams conseguiu recuperar o posto e deixou a Mercedes do alemão em terceiro, enquanto seu companheiro, o britânico Lewis Hamilton pulava da nona para a quarta posição.
Na segunda volta o tetracampeão Sebastian Vettel andava lentamente na pista enquanto tentava solucionar um problema de tração. Após acionar alguns comandos no volante da Red Bull número um, conseguiu solucionar o problema e voltou a andar na tocada ideal mesmo perdendo uma volta em relação aos outros 21 pilotos.
Quem também tinha problemas com seu carro era o australiano Daniel Ricciardo, colega de Vettel na Red Bull, e era alertado pela equipe para evitar alguns comandos no volante, a fim de minimizar a falha.
Com Massa em primeiro, e Bottas no segundo posto, as Mercedes de Rosberg e Hamilton completavam a terceira e quarta posições, com o britânico exercendo certa pressão sobre o colega germânico.
Após a primeira troca de pneus, Massa caiu para a quinta posição tendo a liderança nas mãos de Sergio Perez, com Nico Rosberg, em segundo; Bottas, em terceiro; e Hamilton, em quarto.
Na volta 27 Rosberg superou Perez e trouxe com ele Valtteri Bottas. Na volta seguinte foi a vez de Hamilton ultrapassar o mexicano que parou nos boxes depois de duas voltas.
Depois que assumiu a ponta, o alemão tratou de ampliar uma vantagem na pista que só diminuiu nas voltas finais quando Hamilton cruzou a linha de chegada atrás apelas 1.9 segundos em relação ao seu colega de equipe.
“Esse foi um fim de semana incrível para nós. Foi bom estar de volta à Áustria, me senti quase como estar em minha corrida em casa, na Alemanha! Esta é uma grande pista, com fãs incríveis e, no final, também com um grande resultado para nós. Tenho de agradecer a equipe pelo grande carro e uma estratégia perfeita. Nós escolhemos o caminho agressivo de pit mais cedo e para ultrapassar a Williams dessa forma e que funcionou muito bem. Tivemos que cuidar dos nossos freios, o que foi um grande trabalho para toda a corrida. Além disso, este funcionou perfeitamente para mim. Antes do fim de semana, minha meta era estender a liderança no campeonato, o que eu consegui. Então eu estou bastante confiante para a próxima corrida”, disse Rosberg que também parabenizou a equipe Williams pelo desempenho apresentado hoje.
Felipe Massa foi vítima da estratégia de trocas de pneus, quando perdeu o posto até para seu companheiro de equipe, saindo do primeiro para o quarto posto, mas completando a prova em solo austríaco com a melhor colocação de 2014.
A próxima etapa da competição acontece dia seis de julho, na Inglaterra, em Silverstone.
Confira a classificação final:
1º Nico Rosberg (Mercedes) 71 voltas
2º Lewis Hamilton (Mercedes) a 1.9s
3º Valtteri Bottas (Williams-Mercedes) a 8.1s
4º Felipe Massa (Williams-Mercedes) a 17.3s
5º Fernando Alonso (Ferrari) a 18.5s
6º Sergio Pérez (Force India-Mercedes) a 28.5s
7º Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes) a 32.0s
8º Daniel Ricciardo (Red Bull-Renault) a 43.5s
9º Nico Hülkenberg (Force India-Mercedes) a 44.1s
10º Kimi Räikkönen (Ferrari) a 47.7s
11º Jenson Button (McLaren-Mercedes) a 50.9s
12º Pastor Maldonado (Lotus-Renault) a 1 volta
13º Adrian Sutil (Sauber-Ferrari) a 1 volta
14º Romain Grosjean (Lotus-Renault) a 1 volta
15º Jules Bianchi (Marussia-Ferrari) a 2 voltas
16º Kamui Kobayashi (Caterham-Renault) a 2 voltas
17º Max Chilton (Marussia-Ferrari) a 2 voltas
18º Marcus Ericsson (Caterham-Renault) a 2 voltas
19º Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari) a 2 voltas
Não Completaram a prova:
Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Renault)
Sebastian Vettel (Red Bull-Renault)
Daniil Kvyat (Toro Rosso-Renault)
Texto: Robério Lessa
Fotos: Mercedes GP/Williams Martini GP/Force India – Divulgação.