O Dia Nacional do Fusca, dia 20 de janeiro, celebra a história de um dos veículos mais amados e carismáticos, além de ter sido um dos maiores sucessos de mercado em todo o mundo.
No Brasil, o Fusca foi produzido entre 1959 e 1996 na fábrica da Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP) e retomanda sua produção em 1993 a pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco. No total, foram mais de três milhões de unidades comercializadas no país.
O Dia Nacional do Fusca foi instituído em 1989 pelo presidente do Sedan Clube, Alexander Gromow. O clube de amantes do Fusca realizou no dia 20 de janeiro de 1989 o Quarto Encontro do Sedan Clube no qual participaram aproximadamente 110 carros que percorreram várias ruas e avenidas de São Paulo (SP). O grupo passou pela fábrica da Volkswagen localizada na Via Anchieta, que foi onde funcionou a primeira linha de montagem da empresa no país (1953). A partir daí essa data ficou marcada como o Dia Nacional do Fusca.
O Fusca continuou a ser produzido no México até 2003, quando saiu sua última unidade, que foi levada à Alemanha e colocada em exposição na cidade de Wolfsburg. Na Alemanha, ele deixou de ser produzido em 1974.
Saído das pranchetas do projetista austríaco Ferdinand Porsche, atendendo ao pedido do governo do país germânico de produzir um carro resistente, econômico capaz de carregar dois adultos e três crianças, “o Carro do Povo“. A história do simpático Volkswagen teve início em 1931 quando Porsche teve seu projeto escolhido com o surgimento da necessidade de um carro pequeno, econômico e de fácil produção que usava um motor boxer na traseira, refrigerado a ar foi utilizado até pelo exército alemão na Segunda Guerra Mundial. O início da fabricação daquele sedan que daria origem ao Fusca ocorrera em 22 de junho de 1934.
No Brasil, o modelo foi importado da Alemanha entre 1950 e 1959 e recebeu o apelido de Fusca. Estima-se que o modelo teve 21 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Depois a Volkswagen lançou um modelo equipado com motor 2.0 no lugar dos antigos boxer refrigerados a ar entre os anos de 1997 e 2011, sendo chamado de New Beetle. A indústria Alemã ainda apresentou uma terceira geração nos anos de 2011 a 2019.
O Fusca foi o veículo mais vendido em todo o mundo com 21.529.464 unidades, superando o então recordista Ford modelo T. No Brasil, foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chegou ao 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.
Texto: Robério Lessa.
Fotos: Volkswagen
Copyright© 2007-2025 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização